Fronius faz investimento em novas linhas de produção
Depois do investimento de 187 M€ nas unidades de Sattledt, na Áustria, e de Krumlov, na República Checa, em 2023 a marca prevê novos investimentos na ordem de 230 M€ para a criação de linhas de produção adicionais e postos de trabalho
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A Fronius está a investir “massivamente” na expansão da sua produção. Em 2022, realizou um investimento de 187 milhões de euros na expansão e conversão da unidade de produção em Sattledt, na Áustria, e no centro de competência para componentes indutivos em Krumlov, na República Checa.
No próximo ano, os investimentos aumentarão para mais de 230 milhões de euros. Isto criará linhas de produção adicionais, postos de trabalho e uma situação de fabricação estável.
“Ampliamos a área construída de 41 mil m² para 69 mil m². A nossa produção está a funcionar constantemente a todo vapor para cobrir o enorme aumento da procura da melhor maneira possível”, afirma Martin Hackl, director global de Marketing e Vendas da Unidade de Negócios Solar Energy, Fronius International.
A extensão norte da planta de produção em Sattledt já está em funcionamento e a produzir o Fronius Tauro. A unidade de produção existente está a passar por uma conversão e isto resultará numa linha de produção adicional para o Fronius GEN24 Plus este ano. Outras duas linhas de produção serão acrescentadas em 2023, confirma Martin Hackl.
“A produção na Fronius está a todo vapor”, afirma Martin Hackl. No total, foram produzidos quase 32.000 inversores por mês em 2022.
Na sequência deste investimento, a empresa espera, que até o final de 2023, o número de quase 32 mil inversores produzidos por mês em 2022 aumente para mais de 52 mil por mês, o que significa um aumento superior a 65%.
Por outro lado, há um verdadeiro boom fotovoltaico. “A energia fotovoltaica está em alta, como nunca esteve antes, e a procura está a explodir com ela”, explica Martin Hackl.
Os investimentos em tecnologias de economia de energia e um uso consciente dos recursos estão firmemente ancorados na Fronius. Com a ajuda de dois tanques de armazenamento de gelo, a unidade de produção de Sattledt é aquecida no Inverno e resfriada no Verão. Este é actualmente o maior sistema de seu tipo na Europa. Outro destaque é o armazém de prateleiras altas totalmente automatizado, que oferece espaço para set mil paletes e 12.500 contentores de peças pequenas.
Na unidade de Krumlov, a próxima expansão já está a ser planeada, embora a ampliação mais recente tenha sido concluída. Nos próximos cinco anos, está prevista uma duplicação dos funcionários e uma expansão significativa das áreas de produção.
A expansão das unidades da Fronius está também a ser preparada nas fábricas de Itália e da Suiça, onde, por exemplo, um novo sistema fotovoltaico e estações de carregamento de baterias para veículos eléctricos irá entrar em operação e 12 veículos eléctricos serão usados, a partir de 2023, para serviços externos, respectivamente.