
CONSTRUIR
Plano de Urbanização de Campanhã avança para discussão pública em Março
Iscte lança pós-graduação em ‘Mediação Imobiliária Profissional’
Lisboa recebe primeira edição da Deco Out
Daikin lança nova gama de unidades ERA
CICCOPN recebe Acreditação Erasmus+
Radisson Hotel Group expande presença na Península Ibérica
Grupo Casais inaugura primeiro hotel híbrido em Espanha
IP lança concurso de 150M€ para alargar ferrovia Contumil-Ermesinde
CCB quer alcançar a neutralidade de carbono até 2030
Trienal: ‘Conversas et Al’ junta fundador da Noarq e ilustrador Gémeo Luís
Em parceria com a fabricante de aço SSAB, a Epiroc conclui a construção de um protótipo de um camião mineiro subterrâneo com uma caixa basculante feita de aço livre de combustíveis fósseis, um Minetruck MT42 eléctrico a bateria. O resultado é uma redução de 10 toneladas nas emissões de CO2 por caixa basculante fabricada, o equivalente a retirar de circulação cinco carros a gasolina durante um ano inteiro.
A parceria ajudará a Epiroc a acelerar sua jornada para criar um futuro mais sustentável, fornecer as máquinas mais ecológicas do mundo e apoiar os nossos clientes. “A nossa agenda de inovação está de mãos dadas com a agenda de sustentabilidade dos nossos clientes”, diz Sami Niiranen, presidente da divisão Underground da Epiroc. “Na mudança para uma nova economia de baixo carbono, os nossos produtos e serviços terão uma contribuição fundamental para que os nossos clientes alcancem suas metas climáticas.”
A SSAB pretende fornecer aço livre de combustíveis fósseis ao mercado em escala comercial durante 2026 e entregou o primeiro aço feito de ferro com redução de hidrogénio em 2021. A SSAB trabalha com o produtor de minério de ferro LKAB e a empresa de energia Vattenfall na Suécia como parte da iniciativa HYBRIT desenvolver uma cadeia de valor para a produção de ferro e aço livres de combustíveis fósseis, substituindo o carvão tradicionalmente necessário para a produção de aço à base de minério de ferro, por eletricidade e hidrogénio livres de combustíveis fósseis. Este processo praticamente elimina as emissões de dióxido de carbono na produção de aço.
“O desenvolvimento de novas tecnologias é essencial para possibilitar a transição para uma economia de baixo carbono”, diz Johnny Sjöström, presidente da SSAB Special Steels. “O nosso aço livre de combustíveis fósseis reduz imediatamente a pegada de carbono para quase zero sem comprometer a alta qualidade e as propriedades que se espera dos aços da SSAB. É o mesmo aço, só que sem o impacto ambiental negativo.”