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    Broadway Malyan reforça actividade de Escritórios no Reino Unido

    A Broadway Malyan fortaleceu o seu negócio no segmento de escritórios com a aquisição da WILL+ Partners e da afiliada de arquitectura DC3. A fusão terá impacto, numa primeira análise, na actividade desenvolvida no Reino Unido mas o objectivo é reforçar o trabalho global do grupo

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    A Broadway Malyan fortaleceu o seu negócio no segmento de escritórios com a aquisição da WILL+ Partners e da afiliada de arquitectura DC3. A fusão terá impacto, numa primeira análise, na actividade desenvolvida no Reino Unido mas o objectivo é reforçar o trabalho global do grupo

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    (Ian Apsley, group managing director da Broadway Malyan)

    A multinacional de arquitectura, urbanismo e design Broadway Malyan fortaleceu o seu negócio no segmento de escritórios com a aquisição da WILL+ Partners e da afiliada de arquitectura DC3, empresa britânica especializada em design de escritórios e espaços de trabalho, para expandir a sua actividade nesta área de negócio.

    A fusão, por integração, vai ter impacto, sobretudo, no mercado do Reino Unido, mas constitui uma oportunidade de criar sinergias com outros estúdios da multinacional de arquitectura, como o português, onde esta área de negócio tem vindo a crescer de forma assinalável.

    Assinalando 25 anos de actividade no mercado nacional, a Broadway Malyan desenvolveu um percurso sólido na área de escritórios, abrangendo quer projectos de arquitectura quer de design de interiores. O portefólio em Portugal inclui, entre muitos outros projetos, dois dos edifícios a nascer no inovador campus de escritórios EXEO, no Parque das Nações, e o multipremiado Porto Office Park, na Porto. Na área de interiores e fit out, a Broadway Malyan concluiu recentemente as novas sedes do grupo AGEAS em Lisboa e Porto, cujo design reflete as últimas tendências a nível dos novos modelos de trabalho, inovação e sustentabilidade.

    “O principal objectivo desta fusão com a WILL+Partners é a expandir a oferta de serviços da Broadway Malyan na área de escritórios. Estamos a trabalhar em vários projectos de interiores corporativos de alto padrão em toda a Europa, Índia e Sudeste Asiático, e a oferta combinada das nossas empresas vai ajudar a consolidar a oferta da Broadway Malyan no Reino Unido”, justifica Ian Apsley, group managing director da Broadway Malyan. “A experiência, o conhecimento e o talento que a equipa traz é um motivo de grande satisfação para nós. Estamos desejosos de trabalhar quer com os nossos clientes existentes quer com novos clientes em projetos de todas as áreas de imobiliário corporativo e científico”, reforça.

    “Temos relações muito sólidas e fortes com várias empresas de renome em todo o mundo com as quais trabalhamos no reposicionamento dos seus escritórios e design de interiores. Nos últimos anos, temos trabalhado mais esta área nos mercados fora do Reino Unido. Juntar a WILL+Partners à nossa equipa vai ajudar-nos a alterar esta situação. Esta é uma ocasião excelente para fortalecermos a nossa capacidade nesta área, pois, globalmente, as empresas estão a rever os seus requisitos para os espaços de trabalho, devido aos novos padrões de trabalho que a pandemia veio consolidar”, adianta Stuart Rough, chairman da Broadway Malyan e o qual está sedeado em Lisboa

    No âmbito desta fusão, as duas empresas adquiridas vão juntar-se à equipa da Broadway Malyan sedeada em Waterloo, Londres. A equipa de 12 pessoas da WILL+Partners vai liderar a divisão de design de escritórios da Broadway Malyan no Reino Unido. Os diretores da DC3, John Drew e Therese Bak, vão juntar-se à Broadway Malyan. Enquanto William Poole-Wilson, fundador e director geral da WILL+Partners, vai integrar o conselho de administração da Broadway Malyan.

    Com esta operação, a Broadway Malyan irá alargar e diversificar os sectores e os clientes que serve a partir do estúdio de Londres.

    “Esta operação leva a WILL+Partners dez anos para o futuro. Além disso, será muito divertido. Sempre admirei o trabalho da Broadway Malyan e agora esta fusão vai permitir-nos ter um papel-chave nesse trabalho, e crescer no Reino Unido, Irlanda e, posteriormente, no resto da Europa. Há claras sinergias em termos dos clientes empresariais que podem ser capitalizadas, especialmente nesta área de serviços profissionais”, sustenta Poole-Wilson-

    A WILL+Partners, especializada no design de escritórios inovadores, abrangendo sectores como a banca, seguros, corporativo e terceiro sector, vai continuar a operar sob a sua marca.

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    Crescimento em França eleva facturação da IW Enterprise Portugal

    A IW Enterprise Portugal é conhecida pelos projectos de decoração de espaços comerciais, que concretiza durante as fases de construção de novos navios de cruzeiro. A empresa vai reforçar a sua posição no mercado francês com um plano de crescimento contínuo, alicerçado num aumento médio de 10%/ano no seu volume de facturação

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    A IW Enterprise Portugal, empresa portuguesa que actua nas áreas da remodelação, construção e design de espaços comerciais, reforça a sua posição no mercado francês com um plano de crescimento contínuo, alicerçado num aumento médio de 10% por ano no seu volume de facturação, projectando crescer de aproximadamente 2M€ de facturação neste mercado para 3,3M€, até 2030. Para o próximo ano a previsão de facturação em França é de 2,3M€.

    Actualmente, a IW Enterprise Portugal é conhecida pelos projectos de decoração de espaços comerciais, que concretiza durante as fases de construção de novos navios de cruzeiro. A presença da IW neste país europeu tem-se consolidado, face à sua especialização na criação de soluções funcionais e de alta qualidade, incluindo a montagem de expositores, balcões, revestimentos de paredes e tectos metálicos sob medida. A empresa também se destaca pelas soluções de design à medida, aplicadas em espaços e áreas de entretenimento dos navios.

    “Temos um acordo válido até 2029 e, neste ambiente altamente competitivo, a nossa capacidade de atender aos prazos, com rigor e qualidade, é fundamental. E já estamos a planear dois novos projectos para navios, previstos para 2026 e 2027”, explica José Tavares, director da empresa.

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    Exponor lança inPROJECTA em Fevereiro

    A nova feira profissional tem como mote “From Concept do Creation” e quer envolver a comunidade profissional de arquitectura e design de interiores. A aposta é na fileira Casa e a curadoria tem a assinatura de André Teoman, fundador da André Teoman Studio

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    Em Fevereiro de 2025 terá lugar novo evento profissional dedicado a projectos de design de interiores onde serão apresentadas as tendências da fileira Casa de “uma forma experiencial a arquitectos e designers de interiores, decoradores, especialistas da área hoteleira e traders”. A inPROJECTA – Furniture, Hotel and Interior Design, tem início a 26 de Fevereiro e termina a 1 de Março.

    Os cerca de 2000 m2 de palco expositivo será dado “a fabricantes e representantes de marcas que apostem em produtos com autenticidade, soluções personalizáveis e inovação”, explica a organização. Entre os segmentos abrangidos contam-se o “mobiliário, estofos, iluminação, colchoaria, interiores, tecidos de decoração, cama, mesa e banho, exterior e jardim e welness”.

    O evento que tem a chancela da Exponor, tem a curadoria de André Teoman, fundador da André Teoman Studio. A primeira edição tem como mote “From Concept to Creation”, “para envolver a comunidade profissional de arquitectura e design de interiores numa viagem de descoberta e criatividade junto das empresas que marcam presença” na feira.

    Para além da exposição propriamente dita, durante os quatro dias de evento haverá actividades paralelas, tais como conferências e palestras sobre o sector, e ainda um prémio, “Creative Call”, que pretenderá mostrar o que de melhor se faz ao nível do design de interiores.

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    Schneider Electric estuda impacto da IA no consumo de energia

    Sustainability Research Institute do grupo alemão divulga dois novos estudos sobre o tema. O primeiro relatório explora cenários de consumo de electricidade por parte da IA na próxima década. Já o o segundo estudo demonstra como os sistemas AVAC alimentados por IA podem melhorar a eficiência energética

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    A Schneider Electric divulga dois relatórios do seu Sustainability Research Institute (SRI) que dão resposta a algumas das principais lacunas de conhecimento relativamente ao impacto da IA na sustentabilidade, particularmente na utilização de energia.

    A primeira investigação, “Artificial Intelligence and Electricity: A System Dynamics Approach”, analisa quatro cenários possíveis para o consumo de electricidade por parte da IA durante a próxima década. Tendo em conta a crescente preocupação em torno do consumo energético da IA, Rémi Paccou, director do Sustainability Research Institute, da Schneider Electric, e Fons Wijnhoven, associate professor na Universidade de Twente (Países Baixos), construíram um modelo de dinâmica de sistemas que prevê diversos cenários para a procura de electricidade da IA, destacando o caminho a seguir para estratégias e políticas de desenvolvimento sustentável da IA, com vista a mitigar os impactos ambientais.

    Os autores constroem quatro cenários de desenvolvimento da IA e os impactos associados no consumo de electricidade. Estes cenários, que não são previsões, mas antes ferramentas para compreender os factores complexos que moldam o nosso futuro, abrangem diversas possibilidades: desde o desenvolvimento sustentável da IA até aos ‘Limites do Crescimento’, incluindo cenários mais radicais como a ‘Abundância sem Limites’ e até a possibilidade de Crises Energéticas causadas pela IA. Para além destas projecções e análises, o relatório contém também recomendações para os responsáveis e decisores políticos, contribuindo para uma abordagem ponderada e responsável do desenvolvimento, de olhos postos num caminho que equilibre o progresso com a sustentabilidade.

    IA aumenta eficiência dos sistemas AVAC

    O segundo relatório, “AI-Powered HVAC in Educational Buildings: A Net Digital Impact Use Case”, também da autoria de Rémi Paccou e Gauthier Roussilhe, research fellow e doctoral student na RMIT, demonstra como os sistemas de aquecimento, ventilação e ar condicionado (AVAC) alimentados por IA podem melhorar a eficiência energética e a conservação ambiental nos edifícios – sendo que os sistemas AVAC são responsáveis por 35 a 65% do consumo total de energia dos edifícios. O estudo analisou mais de 87 propriedades do sector da educação em Estocolmo, na Suécia, durante um período alargado e em condições reais. Entre 2019 e 2023, o estudo observou uma redução total das emissões de carbono de 65tCO2e/ano, cerca de 60 vezes a pegada real de carbono incorporado do sistema de IA instalado.

    O estudo revela oportunidades para reduções de carbono ainda maiores em ambientes com requisitos mais exigentes de aquecimento, ventilação ou ar condicionado. Uma análise comparativa entre Estocolmo e Boston mostrou que implementar a mesma solução em Boston poderia permitir reduções de emissões de carbono sete vezes superiores às de Estocolmo.

    “A publicação dos nossos relatórios surge num momento crucial, em que estamos a compreender cada vez mais o poder transformador da IA no setor da energia. Enquanto empresa e enquanto investigadores, estamos empenhados em continuar a moldar o futuro das soluções de energia e clima,” afirmou Vincent Petit, energy transition research SVP da Schneider Electric.

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    Porto Business School renova pós-graduação em Gestão Imobiliária

    Nova estrutura curricular integra novidades como “Sustentabilidade e Cidades Inteligentes” ou “Inteligência Artificial e Proptech”, em resposta à transformação do sector

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    A Porto Business School vai avançar com uma edição renovada da pós-graduação em Gestão Imobiliária. Concebida para atender às transformações do sector, a estrutura curricular foi actualizada para proporcionar uma abordagem mais abrangente e alinhada com os desafios actuais do mercado imobiliário.

    Entre os destaques do programa da Porto Business School, incluem-se novas matérias que reforçam a relação entre o sector imobiliário e as dinâmicas ambiental e digital. É o caso da disciplina “Sustentabilidade e Cidades Inteligentes”, que expande o foco tradicional na sustentabilidade para tecnologias emergentes e inovação urbana, e de “Inteligência Artificial e Proptech”, que explora o impacto de soluções digitais e IA no imobiliário.

    A oferta formativa, estruturada em três trimestres, combina disciplinas como “Análise de Mercados no Imobiliário”, “Gestão do Património Edificado” ou “Estratégia e Marketing no Imobiliário”, com opções no terceiro trimestre que possibilitam personalizar o percurso académico. Esta flexibilidade permite aos alunos explorar áreas como “Investimento Imobiliário e Fundos de Investimento”, “Métodos de Avaliação e Normas de Conduta RICS”, ou “Gestão de Operações Imobiliárias”, além da oportunidade de integrar disciplinas de outros programas da escola. Os participantes podem, ainda, aprofundar o conhecimento em legislação e aspectos fiscais do sector.

    O reforço das áreas de sustentabilidade, smart cities e Inteligência Artificial evidencia o foco nas tendências em progresso e na inovação, consolidando as vertentes de especialização do programa.

    A flexibilidade do modelo de ensino adoptada pela instituição, o flexible learning model, é outra novidade que permite que os alunos escolham entre duas opções: blended learning, que combina aulas presenciais e sessões online em tempo real, ou full online mode, que oferece total flexibilidade com participação virtual nas aulas presenciais.

    O programa destina-se a profissionais de diversas áreas do sector imobiliário, como gestores, avaliadores, consultores e gestores de património, assim como formados em arquitectura, engenharia civil, gestão e economia que pretendam alargar os seus conhecimentos no mercado imobiliário.

    As candidaturas estão abertas até 5 de Janeiro, sendo que a formação terá início a 24 de Janeiro.

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    Systemic lança sistema de monitorização e avaliação de práticas de ESG para empresas

    A nova ferramenta, desenvolvida em parceria com a Five Solutions, do Grupo LX Partners, permite que as empresas obtenham uma classificação de acordo com as práticas ESG implementadas e um relatório detalhado e personalizado das acções que devem realizar

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    A Systemic, consultora especializada em sustentabilidade e financiamento climático, acaba de lançar o SystemicESGscore, um novo sistema de monitorização de práticas de ESG. A nova ferramenta, desenvolvida em parceria com a Five Solutions, do Grupo LX Partners, permite que as empresas que a utilizem obtenham uma classificação de acordo com as práticas ESG implementadas e um relatório detalhado e personalizado das acções que devem realizar para melhorar o seu desempenho.

    Este Score ESG pretende ajudar as empresas a compreenderem o seu nível de maturidade ESG e a identificarem as acções de melhoria e progresso que deverão implementar. Actualmente a importância de se compreender o nível de práticas ESG das empresas é factor de competitividade. Ter uma gestão sustentável com práticas ambientais, sociais e de governação explícitas e mensuráveis, constitui hoje um dos critérios de avaliação sobre a qualidade da gestão das micro, PME e grandes empresas.

    A plataforma tem uma componente inovadora e disruptiva e foi pensada para todas as empresas, mas em particular para as PME, tendo em conta as pressões de mercado que estas estão a sentir por parte dos seus financiadores, investidores e clientes no que toca à identificação e mensuração das suas práticas de sustentabilidade. A metodologia do sistema avaliação pauta-se pela sua transparência, facilitando a comunicação às diversas contrapartes do mercado, nomeadamente reguladores europeus e agências de rating.

    O SystemicESGscore pode ser obtido online, para empresas que se registem na plataforma e subscrevam o plano disponível de acordo com a dimensão da empresa. Após a resposta a um conjunto de perguntas relacionadas com os temas Ambientais, Sociais e de Governance, a empresa recebe o relatório com o Score ESG global e o Score atribuído a cada pilar (E, S e G). Este relatório inclui o diagnóstico completo e as medidas de melhoria propostas, de uma forma detalhada e personalizada para cada empresa.

    “A Five Solutions procura simplificar a recolha, gestão e análise de dados que os novos desafios, como o ESG, exigem às PME. Foi com grande satisfação que encontrámos um parceiro, a Systemic, que partilha os nossos valores comuns de transparência e integridade da informação. O resultado é uma plataforma que permite às empresas criar, manter, analisar os seus dados e melhorar a suas práticas ESG”, sublinha Francesco Franco, managing partner, Five Solutions.

    Por sua vez, Sofia Santos, CEO da Systemic, aponta o SystemicESGscore, como “uma ferramenta prática e acessível para que permite às empresas compreenderem e melhorarem as suas práticas de ESG”. “Num mercado cada vez mais competitivo, onde investidores, clientes e reguladores exigem maior transparência, as empresas, especialmente as de menor dimensão, precisam de mecanismos claros para medir e fortalecer o seu impacto ambiental, social e de governação. Monitorizar o desempenho ESG não é apenas uma questão de conformidade, mas também de criar valor sustentável e duradouro, promovendo uma gestão mais responsável e alinhada com as expectativas do mercado actual”, defende a responsável.

     

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    BTL passa a Better Tourism Lisbon Travel Market

    A nova identidade reforça o posicionamento internacional da BTL, que pretende aumentar a sua oferta B2B e B2C

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    tagsAIPBTL

    Após 34 edições, a BTL, até agora Bolsa de Turismo de Lisboa, passa a ser BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market. Promovida pela Fundação AIP, a BTL é uma montra de referência dos destinos nacionais e internacionais e a principal plataforma de compra de férias dos portugueses e o evento identitário do turismo em Portugal.

    A marca evolui agora para uma identidade verbal mais alinhada com o compromisso que se começa a fazer sentir em todo o sector com um turismo de melhor qualidade, assente em valores como a sustentabilidade, autenticidade, inclusão e responsabilidade social. Uma identidade que reforça também o posicionamento internacional da BTL e que pretende aumentar a sua oferta B2B e B2C.

    Para Dália Palma, gestora-coordenadora da feira, “A BTL reafirma o seu papel como um dos eventos de referência no panorama europeu, combinando uma oferta diversificada com um nível de qualidade que a diferencia e eleva no sector do turismo. É essa excelência que atrai, ano após ano, profissionais e visitantes de todo o mundo, com a ambição de continuar a promover experiências e oportunidades únicas tanto no mercado nacional como internacional”.

    A 35ª edição da BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market, realiza-se de 12 a 16 de Março de 2025, na FIL – Parque das Nações.

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    Casas portuguesas pouco preparadas para o frio

    A plataforma Fixando inquiriu perto de sete mil famílias sobre o conforto térmico das suas habitações. Sem surpresas, os portugueses queixaram-se do frio e do desconforto térmico que sentem nos meses mais frios. As limitações financeiras continuam a ditar as escolhas dos consumidores no que toca ao investimento em melhoria da eficiência energética das suas habitações

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    A maioria dos portugueses vive em casas frias e mal aquecidas durante o Outono e o Inverno, com 63% dos inquiridos pela plataforma de serviços Fixando a reconhecer que passa por situações de desconforto térmico dentro de casa. De acordo com o inquérito realizado a 6658 famílias entre 25 e 31 de Outubro, 20% dos inquiridos avalia mesmo o conforto térmico da sua habitação como “muito insuficiente”.

    Na altura de ligar o aquecimento aumenta a preocupação com o aumento das contas de energia. 84% dos inquiridos receia a subida dos gastos em energia durante o inverno. E, de acordo com o estudo, 71% assume mesmo que utiliza os sistemas de aquecimento com menos frequência do que desejaria por motivos económicos. Entre os equipamentos mais utilizados pelos portugueses incluem-se o termoventilador (30%), ar condicionado (26%), aquecedor a óleo (22%) e a lareira (17%).

    Este problema de climatização das casas portugueses reflecte-se também na procura por melhorias em eficiência energética, como isolamento, sistemas de aquecimento e instalação de painéis solares, que aumentou 16% entre Janeiro e Outubro deste ano, face ao mesmo período de 2023, segundo dados da plataforma. Além disso, 23% dos inquiridos pretende realizar remodelações para optimizar o conforto térmico e a eficiência energética da sua casa.

    “Grande parte das casas onde as famílias portuguesas habitam são construções antigas que carecem de um isolamento térmico adequado. Isto resulta em perdas significativas de energia e desconforto para os moradores. São casas muitas vezes de alvenaria comum, sem capoto ou protecção térmica nas janelas, e isso gera problemas como humidade e infiltrações que agravam a sensação de frio e aumentam os custos energéticos”, destaca um especialista do sector.

    O aumento da procura por eficiência energética reflecte-se também nos preços médios dos serviços, que subiram este ano. “Este interesse crescente em novas soluções para resolver os problemas de aquecimento das casas revela uma sensibilização cada vez maior para a sustentabilidade e eficiência energética, em linha com os desafios impostos pelos custos da energia e pelo clima. A tendência é que estes problemas se agravem se as famílias portuguesas nada fizerem para solucionar os problemas energéticos das suas casas”, alerta Alice Nunes, directora de Novos Negócios da Fixando.

    A Fixando revela ainda que, por força dos Invernos mais rigorosos, a procura por melhorias de eficiência energética é especialmente acentuada no norte de Portugal, com 35% dos pedidos registados na Fixando a surgirem dos distritos do Porto, Braga, Aveiro, Viana do Castelo e Vila Real.

    Apesar dos benefícios de longo prazo das melhorias térmicas, as limitações financeiras continuam a afectar as escolhas dos consumidores. A maioria das famílias opta por soluções de janelas com vidros duplos, que aumentam a eficiência energética em cerca de 75-80%, enquanto apenas 8% opta por vidros triplos, mais caros, mas com capacidade de isolamento até 30% superior aos duplos, de acordo com os profissionais do sector. A diferença de valores faz com que os consumidores optem pela solução intermédia, para evitar custos mais elevados.

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    Sistemas da Schneider Electric equipam Catedral de Notre Dame

    A Schneider Electric doou soluções de última geração para a gestão de energia e segurança das instalações.O Building Management System (BMS) é capaz de gerir e optimizar o consumo de energia do monumento, incorporando inovações do século XXI numa catedral que representa um ponto alto da arte medieval, classificada como Património Mundial da UNESCO desde 1991

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    O incêndio que danificou gravemente a catedral, no dia 15 de Abril de 2019, desencadeou uma incrível onda de solidariedade da qual a Schneider Electric quis fazer parte. “É um passo óbvio para a Schneider Electric apoiar acções deste tipo para locais simbólicos e prestigiados, tal como fizemos no passado para o teatro estatal Comédie Française e para a estação Antártica,” destaca Gilles Vermot Desroches, director of citizenship & institutional affairs da Schneider Electric.
    O grupo ofereceu todos os equipamentos necessários para o fornecimento de energia do local e para a sua segurança (células AT 20 kV, transformador 20 kV/410V 1250 kVA, quadros eléctricos gerais e por divisão, inversores, iluminação de segurança, outros dispositivos, etc.), bem como as ferramentas para a gestão técnica do edifício, tornando possível acompanhar o funcionamento da rede e controlar o seu consumo de energia (sistemas de controlo automático, sensores, controladores, bus de comunicação, etc.).

    Para além de fornecer equipamento, a Schneider Electric está a levar a cabo também parte da manutenção dos equipamentos de distribuição eléctrica, e oferece parte da engenharia, estudos, comissionamento e programação dos sistemas instalados, bem como a formação de futuros utilizadores. A antiga instalação eléctrica não estava operacional devido ao incêndio, a nova rede assegura a distribuição e a segurança do fornecimento de energia, incorporando soluções inovadoras e tecnologias de última geração que optimizam a gestão do seu consumo eléctrico e contribuem para garantir a segurança da catedral.

    Um compromisso partilhado
    A equipa de projecto teve de lidar com um grande número de questões técnicas. Uma dessas questões foi a entrega e instalação, no início de 2024, do transformador conectado TRIHAL, um elemento-chave do fornecimento eléctrico da catedral. Entregue num camião e depois elevado para o local acima da área de construção, este bloco de 3.2 toneladas foi de seguida deslocado através de um guindaste para a sua posição na cave do presbitério. Foi necessário efectuar um estudo específico para a operação de elevação.

    A instalação da subestação de alta tensão numa cave subterrânea abobadada, com consideráveis restrições de acesso e espaço, foi também uma questão resolvida com equipamento e suporte personalizados.

    “Este é um projecto cuja logística foi bastante complicada e que exigiu uma excelente coordenação com os outros intervenientes no local,” afirmou Cédric Larcher, regional manager of the electrical distribution application center da Schneider Electric France, responsável pela gestão, desempenho e monitorização no local.

    Para além do fornecimento de infraestruturas, cerca de 60 colaboradores da Schneider Electric (desde os operadores de fábrica até aos projectistas da rede da instalação) participaram na acção, como parte de um programa de transferência de competências. O apoio da Schneider Electric também incluiu a formação de empresas parceiras, como o construtor de quadros eléctricos Ateliers Electriques de France (sediado em Val-de-Marne) para instalar o armário principal de baixa tensão; a FBS Electricité (sediada em Seine-Maritime) para instalar a subestação de alta tensão; a ERM (sediada em Eure) para criar estruturas de apoio específicas; e a Transport Avex (sediada em Val-de-Marne) para realizar as operações de manuseamento extremamente complicadas na cave do presbitério.

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    Sonepar adquire as empresas Elpor e Mtaron em Portugal

    O grupo distribuidor francês, Sonepar, adquiriu em Portugal duas novas empresas: a Elpor e Mtaron. As aquisições irão duplicar as vendas da Sonepar no mercado nacional, reforçar a presença na Grande Lisboa e empregar 100 novos colaboradores que se juntam aos 154 que o grupo já emprega no país

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    A Sonepar, grupo familiar francês independente, com forte presença mundial na distribuição B2B de equipamentos eléctricos, serviços e soluções omnicanal, anunciou a aquisição de duas novas empresas: Elpor e Mtaron. Estas aquisições estratégicas irão adicionar um valor de 40 milhões de euros em vendas, com três locais operacionais em Loures, Odivelas e Alverca, e cem novos colaboradores.

    Em Portugal, a Sonepar conta 154 colaboradores, espalhados por uma rede de 18 pontos de venda e uma plataforma logística, localizada no Montijo. Em 2023 a Sonepar Portugal gerou receitas de 39 milhões de euros.

    “Esta aquisição é mais um passo na ambição da Sonepar de se manter líder mundial na distribuição eléctrica B2B, servindo os clientes com uma experiência omnicanal, promovendo a melhor sustentabilidade da sua classe e garantindo aos associados um ambiente de trabalho diversificado e inclusivo. O desenvolvimento da nossa capacidade de servir clientes na indústria de distribuição de energia e instaladores eléctricos é para nós uma prioridade estratégica. Estou incrivelmente satisfeito por a Elpor e a Mtaron se juntarem ao nosso Grupo e saúdo calorosamente os seus associados, que trarão a sua experiência e presença territorial à nossa crescente rede nacional de especialistas”, afirmou a propósito Carlos Teles, director geral da Sonepar Portugal.

    Fundada em 1978, a Elpor oferece soluções completas em distribuição e gestão de energia, iluminação, renováveis e equipamentos eléctricos especiais para os sectores de instalação e energia. A Mtaron, fundada em 1998, fornece uma gama completa e diversificada de produtos eléctricos para instaladores, sector onde tem uma forte presença.

    Com estas aquisições, a Sonepar fortalece a sua presença local e amplia as suas ofertas para todos os profissionais, especialmente na região de Lisboa.

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    Novo Aquatank NEO da Daitsu concebido para aumentar eficiência das bombas de calor

    O novo depósito de armazenamento de AQS foi lançado pela Eurofred que, desta forma, reforça o seu compromisso com a eficiência e a sustentabilidade dos sistemas de ar condicionado

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    A Eurofred está a expandir a sua gama aerotérmica para climatização e fornecimento de água quente sanitária de alta eficiência com o lançamento do Aquatank NEO da Daitsu.

    Concebido e fabricado com materiais da mais alta qualidade e tecnologia de ponta, o Aquatank NEO é um depósito de armazenamento de AQS, especificamente criado para maximizar o desempenho das instalações de bombas de calor, podendo aumentar em 30% o volume de inércia disponível dos modelos actuais.

    O Aquatank NEO é construído com um permutador do tipo serpentina (tubular), concebido para funcionar com as bombas de calor aerotérmicas. Esta configuração, em conjunto com a sua disposição e grande superfície de permuta, garante o máximo desempenho ao otimizar o caudal e o salto térmico da bomba de calor, melhorando a eficiência energética da instalação e também o seu desempenho.

    O novo depósito Daitsu permite igualmente poupar na manutenção, na medida em que dispõe de uma protecção anódica e catódica graças a um ânodo de magnésio substituível que prolonga a vida do equipamento e assegura um funcionamento ótimo durante anos, prolongando a sua vida útil.

    Acresce que o depósito de aço laminado a frio incorpora uma dupla camada de esmalte vitrificado (GLASS) cozido a 860°C, de acordo com a norma DIN 4753. Além disso, para maximizar a retenção de calor e a eficiência, o sistema Aquatank NEO utiliza um isolamento de poliuretano expandido de alta qualidade e ecológico, que minimiza a perda de calor.

    Como inovação, os depósitos, com capacidade de 200 e 300 litros, possuem um isolamento de 50 mm de espessura, o que contribui para que a água quente seja mantida a uma temperatura constante.

    Consciente da importância de manter um fornecimento constante em alguns ambientes, a Eurofred desenvolveu este depósito preparado para albergar resistências eléctricas opcionais, permitindo a utilização de fontes de energia auxiliares se necessário, acrescentando versatilidade e adaptabilidade às necessidades de cada projecto.

    Por fim, vale a pena referir que este novo modelo cumpre com a norma EN-16147, exigida em bombas de calor de elevados padrões de eficiência e sustentabilidade.

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