Tiko com crescimento acentuado nas transacções de 2022
Segundo a proptech, o volume de transacções registou um aumento de 400%, representando cerca de 30% do total realizado nas cidades onde se encontra a actuar

CONSTRUIR
Plano de Urbanização de Campanhã avança para discussão pública em Março
Iscte lança pós-graduação em ‘Mediação Imobiliária Profissional’
Lisboa recebe primeira edição da Deco Out
Daikin lança nova gama de unidades ERA
CICCOPN recebe Acreditação Erasmus+
Radisson Hotel Group expande presença na Península Ibérica
Grupo Casais inaugura primeiro hotel híbrido em Espanha
IP lança concurso de 150M€ para alargar ferrovia Contumil-Ermesinde
CCB quer alcançar a neutralidade de carbono até 2030
Trienal: ‘Conversas et Al’ junta fundador da Noarq e ilustrador Gémeo Luís
Num ano marcado pelo abrandamento da pandemia e aumento da procura de serviços no sector imobiliário, a Tiko cresceu 400% em volume de transações em 2022.
Segundo a proptech, do total de transacções nas cidades onde está presente, 30% foram realizadas pela Tiko. De facto, Lisboa foi a cidade com o maior número de transacções no mercado português, sendo responsável por aproximadamente 56% das transacções da empresa.
“Em Portugal excedemos os nossos objectivos iniciais e isso ajudou-nos a alcançar, em 2021, receitas totais com uma margem bruta de +15%, um valor record. Motivos mais do que suficientes para fazer crescer a nossa equipa”, refere Ana Villanueva, ceo iberia da Tiko.
Tendo recebido pedidos de avaliação de propriedades com origem noutras cidades de Portugal, a Tiko prevê avançar para novas localizações em breve. Actualmente, a Tiko tem escritório em Lisboa, Setúbal e Porto e uma equipa de 10 pessoas em Portugal.
A tecnologia desempenha um papel fundamental dentro da empresa: A Tiko tem o seu próprio algoritmo que valoriza cada propriedade sem a ver. Ana explica que “TikoAnalytics é um algoritmo de inteligência artificial que recolhe quatro milhões de peças de dados de mercado todos os dias a partir de propriedades e cruza-as com dados de transação. Este cruzamento de dados permite à Tiko calcular o preço do imóvel sem o visitar, com menos parcialidade no processo de avaliação e assegurando a melhor aproximação ao valor real do mercado, para além de prever as tendências futuras do próprio mercado.
Num mercado onde existe um desequilíbrio entre a oferta e a procura, Ana Villanueva mostra-se confiante quando ao futuro do sector, ainda que seja urgente rever a carga fiscal, bem como os desafios no licenciamento de novos projectos, nomeadamente a burocracia associada ao processo.