
CONSTRUIR
Americanos “impulsionam” procura no mercado de luxo em Portugal
Teixeira Duarte lança novo projecto residencial em Benfica
Projecto ‘Parceiros da APAL’ visa reforçar e capacitar a indústria
Príncipe Real recebe nova loja da Manteigaria
Hempel apresenta nova solução para protecção contra a corrosão
Risco de crédito no sector da construção aumenta face aos desafios
Mercado das obras públicas acelera em 2025
Novo campus da Hovione no Seixal entra na fase final de construção
Penha Living é o novo projecto da ADDSOLID em Lisboa
Velto e QEnergy estabelecem parceria para desenvolver projectos de energia renováveis
A Reynaers Aluminium e a Renson juntaram-se e lançaram o novo sombreamento Fixscreen Minimal da Renson. Aquela que é considerada pela empresa “a próxima geração de soluções de fachadas e de sombreamentos”, é compatível com o sistema de fachada ConceptWall 50.
O sistema de fachada ConceptWall 50, para superfícies de vidro até 700 quilos foi pensado para responder às necessidades dos edifícios em altura, residenciais ou de escritórios. “Embora grandes painéis de vidro sejam esteticamente muito apelativos, podem ocorrer frequentemente sobreaquecimento ou encandeamento indesejados. É aí que entra o Fixscreen Minimal da Renson, ao proporcionar sombreamentos e conforto a todos os colaboradores”, explica a Reynaers Aluminium.
A concepção desta gama de produtos teve em conta o utilizador final, mas outros intervenientes também beneficiam. Por exemplo, esta solução de sombreamento pode ser assemblada com apenas três componentes de perfil, em vez dos cinco habituais. Menos parafusos, menos problemas e um sistema testado para que instaladores possam dar resposta ágil às necessidades dos seus clientes.
A combinação de sombreamento de fachadas pode suportar cargas de vento até 65 quilómetros/hora quando em funcionamento ou até 130 quilómetros/hora quando não. Estes valores correspondem ao desempenho original do sistema Fixscreen Minimal. Após os testes de pressão intensivos o sistema não mostrou qualquer sinal de flexão, não havendo, também, evidências de expansão térmica: tanto a fachada como o sombreamento revelaram-se perfeitamente compatíveis.
Além disso, o sombreamento como estratégia de arrefecimento passivo é ideal para climas mais solarengos e traz enormes benefícios ao nível do conforto e poupança energética ao permitir a redução ou até eliminação do arrefecimento por meios mecânicos, como por exemplo ar condicionado, e consequentemente a pretendida redução do consumo energético.