(projeto) em (local) do atelier de arquitetura (arquiteto) com fotografia de arquitetura Ivo Tavares Studio
Criatividade, arte, sustentabilidade e futuro unem-se no “Porto Creative Heart”
A 30ª edição da Concreta ira decorrer sob o mote da “Economia Circular”, com vista “a celebrar o talento e o sucesso da comunidade criativa de designers, arquitectos e engenheiros”
CONSTRUIR
Espanhola ARC Homes tem plano de investimento de 180 M€
“Um futuro sustentável para a Construção” domina programação da 31ªConcreta
Casa cheia para a 31ª edição da Concreta
Signify ‘ilumina’ estádio do Sporting Clube de Portugal
Savills comercializa 2.685 hectares de floresta sustentável em Portugal e Espanha
Tecnológica Milestone com 36% de mulheres nas áreas STEM supera média nacional
Sede da Ascendi no Porto recebe certificação BREEAM
KW assinala primeira década em Portugal com videocast
LG lança em Portugal nova gama de encastre de cozinha
CONCRETA de portas abertas, entrevista a Reis Campos, passivhaus na edição 519 do CONSTRUIR
Sob o mote da “Economia Circular” e com vista a celebrar o talento e o sucesso da comunidade criativa de designers, arquitectos e engenheiros, a 30ª edição da Concreta quer posicionar-se como “Porto Creative Heart”.
Para Diogo Aguiar, arquitecto e comissário do evento, “a Concreta é, por excelência, o momento de encontro dos arquitectos com a indústria e, nesse sentido, é uma oportunidade sinérgica de aprendizagem, de criação de redes e de inovação. São três dias intensos que marcam a preparação do próximo ano profissional e em que, para além de se fecharem múltiplos negócios, se pode contactar com a apresentação de novos produtos e também de práticas arquitectónicas de relevância internacional”.
A 30ª Concreta, que acontece de 13 a 16 de Outubro, prepara-se, assim, para trazer várias novidades, entre elas o ciclo de conferências “Na Primeira Pessoa”, com o propósito de dar voz aos arquitectos, engenheiros e designers que se distinguiram pela adoção de boas práticas de sustentabilidade. Os participantes são convidados a dar uma palestra de 30 minutos sobre um projecto em nome próprio. Soma-se ainda o “Dream Lab”, um novo espaço, dedicado a start-ups, como forma de valorização de novos talentos e potencialização de oportunidades.
Depois do sucesso da exposição e conferência de Francis Kéré, na edição passada, a revista AMAG regressa com uma exposição e duas novas conferências, que estarão a cargo de Clancy Moore, Ryan W. Kennihan e Steve Larkin, três jovens escritórios irlandeses, e Barozzi Veiga, escritório fundado por Alberto Veiga e Fabrizio Barozzi em Barcelona.
O Prémio Concreta Under 40 by CIN, realizado com o apoio técnico do Conselho Directivo Regional do Norte (CDRN) da Ordem dos Arquitectos, está também de regresso. A terceira edição do prémio visa promover e reconhecer o trabalho desenvolvido pelas novas gerações de arquitectos, distinguindo obras construídas em território nacional, que se destacam pela criatividade, inovação e qualidade técnica.
A Ordem dos Arquitectos Secção Regional Norte (OASRN), com o apoio de empresas parceiras, será responsável por um debate sobre boas práticas em ‘Arquitectura e Indústria de Construção’, em todo o ciclo de vida do edifício, assumindo um centro temático diário, com recurso a apresentações, conferências e debates e que, culmina num exercício performativo de desmontagem do stand da OASRN, no último dia do evento.
Em simultâneo, irá decorrer a Elétrica, direccionada para o sector electrico e electrónico, dirigida aos profissionais de ambas as áreas e onde serão apresentadas as últimas novidades e soluções para uma adequação ao mercado e às exigências de sustentabilidade.