Zehnder Group reforça crescimento com estratégia de aquisições
A multinacional suíça, que em 2021 teve um volume de negócios de 700 milhões de euros a nível mundial, encontra-se numa fase de forte expansão a qual foi agora reforçada com a aquisição de três empresas no sector da ventilação de alta eficiência

CONSTRUIR
APLOG realiza terceira edição do ‘Imobiliário Logístico’
Presidentes de Câmara europeus apelam à União Europeia para soluções urgentes na habitação
Fundo Valor Prime compra edifício de escritórios em Matosinhos por 13M€
Cantanhede investe 3,3M€ em 24 habitações a custos acessíveis
Abrantes lança concurso de 6,5M€ para construção de nova escola superior
Setúbal: Alterações ao Regulamento de Edificação e Urbanização vão a discussão pública
Assimagra lança 2ª edição do prémio internacional “Stone by Portugal”UGAL”
O ‘Portugal 2030’ na Construção, a expansão do Metro Sul do Tejo, o Masterplan Arcaya e a estratégia da Corum na edição 525 do CONSTRUIR
Urbanitae lança nova oportunidade de investimento premium em Lisboa
Ateliermob apresenta Coopmmunity, a nova plataforma para projectos colaborativos
(na imagem: da esquerda para a direita, Josep Castellà e Gaizka Pérez, Diretor Geral e Diretor Comercial da Zehnder Group para Espanha e Portugal, respectivamente.)
A multinacional suíça, que em 2021 teve um volume de negócios de 700 milhões de euros a nível mundial, encontra-se numa fase de forte expansão a qual foi agora reforçada com a aquisição de três empresas no sector da ventilação de alta eficiência: a francesa Caladair, a Airia Brands Inc, do Canadá, e a Filtech, com sede nos Países Baixos.
A Zehnder adquiriu uma participação maioritária de 75% na empresa francesa de ventilação Caladair, com o objectivo de expandir a sua carteira de produtos de ventilação para incluir grandes unidades para edifícios comerciais e habitações multifamiliares, um sector estrategicamente importante.
Por sua vez a Airia Brands Inc (Airia), Canadá, desenvolve, fabrica e distribui sistemas de ventilação de recuperação de calor há mais de 35 anos. Os seus produtos são comercializados tanto no Canadá como nos Estados Unidos da América, mercados estratégicos para a Zehnder. “Zehnder Group e Airia, é a combinação perfeita. A marca Lifebreath representa soluções de ar condicionado saudáveis, energeticamente eficientes e amigas do ambiente, tal como a marca Zehnder. Com a aquisição da Airia, expandimos significativamente a nossa posição de mercado na América do Norte, e crescemos ainda mais no futuro”, justifica Matthias Huenerwadel, CEO do Zehnder Group.
Já a aquisição da Filtech, com sede nos Países Baixos, empresa que se dedica ao desenvolvimento e fabrico de filtros de ar, é justificada pelo contributo que irá dar à componente da alta qualidade do ar interior.
Com estas três aquisições, o grupo suíço dá um passo estratégico para impulsionar o crescimento no sector da ventilação e reforçar os seus conhecimentos tecnológicos.
Em Espanha, o crescimento no sector residencial de ventilação de alta eficiência começou no final de 2020 com a incorporação de Josep Castellà, director do negócio da ventilação desde 2011, como novo diretor-geral para Espanha e Portugal.
“Nos últimos dois anos tivemos de enfrentar muitos desafios: uma pandemia global, escassez de materiais, aumentos significativos dos custos, etc. Mas pertencemos a um grupo sólido e temos uma equipa empenhada, o que nos tem permitido investir e crescer significativamente. O nosso objectivo a curto prazo é duplicar o volume do nosso negócio”, explica Josep Castellà.
Estes objectivos de crescimento concretizaram-se com a abertura de novos escritórios no Paseo de la Castellana em Madrid e a incorporação de Gaizka Pérez como director comercial. “A partir da capital, trabalhamos no desenvolvimento da nossa estratégia de crescimento nacional, posicionando a Zehnder como um fornecedor líder de soluções de ventilação de alta eficiência e um clima interior saudável para os principais promotores e empresas de construção do país. Além disso, queremos estabelecer a marca como líder e referência no mercado de radiadores de alta qualidade”, sublinhou o responsável.
O desenvolvimento da marca em 2022 culminará com a abertura de uma nova sede no centro de Sabadell, em Barcelona, com quase mil metros quadrados, que incluirá vários espaços de trabalho, um centro de formação avançada e um espaço de experiência do cliente.