Zehnder Group reforça crescimento com estratégia de aquisições
A multinacional suíça, que em 2021 teve um volume de negócios de 700 milhões de euros a nível mundial, encontra-se numa fase de forte expansão a qual foi agora reforçada com a aquisição de três empresas no sector da ventilação de alta eficiência

CONSTRUIR
Casa da Arquitectura atribui 10 bolsas de doutoramento para estudo de acervos da instituição
Exponor recebe Empack e Logistics & Automation Porto a 9 e 10 de Abril
Pipeline de novos escritórios na grande Lisboa mais que triplica para 330.000 m2
JLL reforça aposta na área de Patrimónios Privados
A arquitectura nacional em destaque em Osaka
PERFISA: Inovação e Sustentabilidade na Tektónica
Porto Business School debate sinergia energética África – Europa
Grupo Preceram na Tektónica | 10 a 12 de abril 2025
Grupo Norfin anuncia construção de hotel da marca JW Marriott
CBRE representa 42% das colocações de flex offices no mercado em 2024
(na imagem: da esquerda para a direita, Josep Castellà e Gaizka Pérez, Diretor Geral e Diretor Comercial da Zehnder Group para Espanha e Portugal, respectivamente.)
A multinacional suíça, que em 2021 teve um volume de negócios de 700 milhões de euros a nível mundial, encontra-se numa fase de forte expansão a qual foi agora reforçada com a aquisição de três empresas no sector da ventilação de alta eficiência: a francesa Caladair, a Airia Brands Inc, do Canadá, e a Filtech, com sede nos Países Baixos.
A Zehnder adquiriu uma participação maioritária de 75% na empresa francesa de ventilação Caladair, com o objectivo de expandir a sua carteira de produtos de ventilação para incluir grandes unidades para edifícios comerciais e habitações multifamiliares, um sector estrategicamente importante.
Por sua vez a Airia Brands Inc (Airia), Canadá, desenvolve, fabrica e distribui sistemas de ventilação de recuperação de calor há mais de 35 anos. Os seus produtos são comercializados tanto no Canadá como nos Estados Unidos da América, mercados estratégicos para a Zehnder. “Zehnder Group e Airia, é a combinação perfeita. A marca Lifebreath representa soluções de ar condicionado saudáveis, energeticamente eficientes e amigas do ambiente, tal como a marca Zehnder. Com a aquisição da Airia, expandimos significativamente a nossa posição de mercado na América do Norte, e crescemos ainda mais no futuro”, justifica Matthias Huenerwadel, CEO do Zehnder Group.
Já a aquisição da Filtech, com sede nos Países Baixos, empresa que se dedica ao desenvolvimento e fabrico de filtros de ar, é justificada pelo contributo que irá dar à componente da alta qualidade do ar interior.
Com estas três aquisições, o grupo suíço dá um passo estratégico para impulsionar o crescimento no sector da ventilação e reforçar os seus conhecimentos tecnológicos.
Em Espanha, o crescimento no sector residencial de ventilação de alta eficiência começou no final de 2020 com a incorporação de Josep Castellà, director do negócio da ventilação desde 2011, como novo diretor-geral para Espanha e Portugal.
“Nos últimos dois anos tivemos de enfrentar muitos desafios: uma pandemia global, escassez de materiais, aumentos significativos dos custos, etc. Mas pertencemos a um grupo sólido e temos uma equipa empenhada, o que nos tem permitido investir e crescer significativamente. O nosso objectivo a curto prazo é duplicar o volume do nosso negócio”, explica Josep Castellà.
Estes objectivos de crescimento concretizaram-se com a abertura de novos escritórios no Paseo de la Castellana em Madrid e a incorporação de Gaizka Pérez como director comercial. “A partir da capital, trabalhamos no desenvolvimento da nossa estratégia de crescimento nacional, posicionando a Zehnder como um fornecedor líder de soluções de ventilação de alta eficiência e um clima interior saudável para os principais promotores e empresas de construção do país. Além disso, queremos estabelecer a marca como líder e referência no mercado de radiadores de alta qualidade”, sublinhou o responsável.
O desenvolvimento da marca em 2022 culminará com a abertura de uma nova sede no centro de Sabadell, em Barcelona, com quase mil metros quadrados, que incluirá vários espaços de trabalho, um centro de formação avançada e um espaço de experiência do cliente.