Casafari cria unidade de investimento em single-family renting
A nova área de negócio SFR deverá atrair investimento para o sul da Europa, incluindo Portugal, na ordem dos 50M€ em 2023 e entre 100 a 200 milhões nos anos seguintes
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
(Na imagem: Javier Vidal, Tiffany Yiu e Carlo Magnoni)
A Casafari, acaba de anunciar a criação de uma nova unidade de negócio de SFR – Single Family Renting. Com este investimento, a Casafari compromete-se em oferecer soluções de investimento em arrendamento residencial em locais estratégicos em toda a Europa, incluindo Portugal. A empresa planeia atrair investimento na ordem dos 50 milhões de euros em 2023 e entre 100 a 200 milhões nos anos seguintes.
De acordo com a Casafari Market Data, o valor de mercado de Lisboa e Porto em Single – Family Rental (SFR) é de 20,1 mil milhões de euros anuais combinados. Devido à inflação alta, ao custo de energia crescente, ao aumento das taxas de juros para habitação e à diminuição do número de novas construções motivada pelo aumento dos custos de construção, a oferta de arrendamento de imóveis a longo prazo está a diminuir. Todos estes fatores contribuem para um forte interesse no investimento em Single-Family Rental.
O mercado SFR já é uma classe de activos em rápido crescimento nos EUA, onde pelo menos 45 mil milhões de USD em capital foram aplicados por investidores institucionais, gestores, REITs e bancos de investimento em 2021.
No sul da Europa, onde a aquisição de casa própria é muito mais alta do que os pares europeus (com cerca de 70% de stock), há uma falta de habitação para arrendamento profissionalizado a longo prazo (abaixo de 10%).
A entrada nesta nova área levou a plataforma imobiliária a reforça a sua equipa de gestão com investidores e operadores imobiliários experientes, com um amplo conhecimento do sector de arrendamento residencial no mercado local, designadamente: Tiffany Yiu, Head de Real Estate, que veio da Round Hill Capital, onde era co-directora de sectores comerciais e passou anos a construir os portfólios de imóveis para arrendamento na Europa Ocidental. Antes do sector imobiliário, a Tiffany vem de uma experiência bancária e de finanças estruturadas (Credit Suisse, JP Morgan); Javier Vidal, novo Head de Finanças, vem da Stoneweg onde se concentrou em investimentos imobiliários europeus, com vasta experiência em investimentos de Private Equity e Venture Capital, bem como em finanças estruturadas e fusões e aquisições corporativas e direito imobiliário (Seaya Ventures, Realza Capital, Moody’s Investors Service e Uría Menéndez); Carlo Magnoni, que ocupa o cargo de Head of Capital Markets, ex-director de Aquisições para Itália e Portugal na Stoneweg, que actua como membro do conselho/diretor das empresas de investimento residencial Carlyle na Espanha, bem como consultor de várias empresas imobiliárias. Carlo tem 20 anos de experiência em investimentos imobiliários e iniciou sua carreira institucional na Blackstone.
“Estamos muito satisfeitos em receber a Tiffany, o Javier e o Carlo, que se juntaram a nós nos últimos meses, mostrando o nosso compromisso de combinar o profundo conhecimento imobiliário institucional com as nossas vantagens tecnológicas e de dados, com o objectivo de trazer verdadeira inovação e impacto positivo no setor SFR”, sublinhou Nils Henning, CEO e cofundador da Casafari.