Casafari cria unidade de investimento em single-family renting
A nova área de negócio SFR deverá atrair investimento para o sul da Europa, incluindo Portugal, na ordem dos 50M€ em 2023 e entre 100 a 200 milhões nos anos seguintes
CONSTRUIR
Trienal lança open call para Prémio Début
Fidelidade inicia em breve a comercialização do projecto ‘EntreCampos’
PCS apresenta sistema construtivo “100% nacional e sustentável!
“Este é o momento de agir com um sentido de Estado, criando condições fiscais favoráveis para o mercado da habitação”
Portugal participa no Troféu Placo do Grupo Saint-Gobain
Investimento imobiliário 3º trimestre de 2024 inicia retoma de performance
Maior grupo italiano de engenharia e contratação geral leiloa maquinaria
Lisboa recebe fórum europeu sobre eficiência energética em edifícios
CMM promove seminário “Portugal Steel” na Concreta
Recuo do IVA a 6% na construção para habitação
(Na imagem: Javier Vidal, Tiffany Yiu e Carlo Magnoni)
A Casafari, acaba de anunciar a criação de uma nova unidade de negócio de SFR – Single Family Renting. Com este investimento, a Casafari compromete-se em oferecer soluções de investimento em arrendamento residencial em locais estratégicos em toda a Europa, incluindo Portugal. A empresa planeia atrair investimento na ordem dos 50 milhões de euros em 2023 e entre 100 a 200 milhões nos anos seguintes.
De acordo com a Casafari Market Data, o valor de mercado de Lisboa e Porto em Single – Family Rental (SFR) é de 20,1 mil milhões de euros anuais combinados. Devido à inflação alta, ao custo de energia crescente, ao aumento das taxas de juros para habitação e à diminuição do número de novas construções motivada pelo aumento dos custos de construção, a oferta de arrendamento de imóveis a longo prazo está a diminuir. Todos estes fatores contribuem para um forte interesse no investimento em Single-Family Rental.
O mercado SFR já é uma classe de activos em rápido crescimento nos EUA, onde pelo menos 45 mil milhões de USD em capital foram aplicados por investidores institucionais, gestores, REITs e bancos de investimento em 2021.
No sul da Europa, onde a aquisição de casa própria é muito mais alta do que os pares europeus (com cerca de 70% de stock), há uma falta de habitação para arrendamento profissionalizado a longo prazo (abaixo de 10%).
A entrada nesta nova área levou a plataforma imobiliária a reforça a sua equipa de gestão com investidores e operadores imobiliários experientes, com um amplo conhecimento do sector de arrendamento residencial no mercado local, designadamente: Tiffany Yiu, Head de Real Estate, que veio da Round Hill Capital, onde era co-directora de sectores comerciais e passou anos a construir os portfólios de imóveis para arrendamento na Europa Ocidental. Antes do sector imobiliário, a Tiffany vem de uma experiência bancária e de finanças estruturadas (Credit Suisse, JP Morgan); Javier Vidal, novo Head de Finanças, vem da Stoneweg onde se concentrou em investimentos imobiliários europeus, com vasta experiência em investimentos de Private Equity e Venture Capital, bem como em finanças estruturadas e fusões e aquisições corporativas e direito imobiliário (Seaya Ventures, Realza Capital, Moody’s Investors Service e Uría Menéndez); Carlo Magnoni, que ocupa o cargo de Head of Capital Markets, ex-director de Aquisições para Itália e Portugal na Stoneweg, que actua como membro do conselho/diretor das empresas de investimento residencial Carlyle na Espanha, bem como consultor de várias empresas imobiliárias. Carlo tem 20 anos de experiência em investimentos imobiliários e iniciou sua carreira institucional na Blackstone.
“Estamos muito satisfeitos em receber a Tiffany, o Javier e o Carlo, que se juntaram a nós nos últimos meses, mostrando o nosso compromisso de combinar o profundo conhecimento imobiliário institucional com as nossas vantagens tecnológicas e de dados, com o objectivo de trazer verdadeira inovação e impacto positivo no setor SFR”, sublinhou Nils Henning, CEO e cofundador da Casafari.