Helsínquia reflecte sobre o papel do design no desenvolvimento urbano das cidades
Seminário ‘Design and the City: Learning from a 10-Year Journey’, promovido pela Câmara Municipal de Helsínquia, acontece a dia 6 de Setembro

CONSTRUIR
Krest investe 120 M€ no novo empreendimento Arcoverde
Consórcio do TGV equaciona construção de duas novas pontes sobre o Douro
Sindicatos do sector apresentam revisão do CCT
Governo aprova resposta às tarifas com pacote de medidas de volume “superior a 10MM€”
Savills coloca multinacional chinesa Aosheng no Panattoni Park em Valongo
Tektónica’25 com preocupação em acompanhar a evolução do sector
Artebel e Topeca criam argamassa de assentamento térmica do mercado
VELUX com nova vice-presidente executiva para a região de Portugal e Espanha
Tektónica e SIL em destaque na edição 528 do CONSTRUIR
Keller Williams Portugal anuncia expansão para os Açores
Dez anos depois de ter sido a Capital Mundial do Design, em 2012, Helsínquia, na Finlândia, faz o balanço de uma década em que o design passou a ter um uso mais amplo na organização da cidade. Actualmente, a cidade já possui uma rede de cerca de 200 especialistas em design e, no ano passado, mais de 130 projectos de design foram implementados, tendo o design ganho um lugar como uma das principais funções da cidade.
Para marcar esta data e reflectir sobre o papel do design no desenvolvimento urbano, a Câmara Municipal de Helsínquia vai realizar, a 6 de Setembro, o seminário ‘Design and the City: Learning from a 10-Year Journey’.
A decorrer em formato presencial, na Câmara Municipal, e online, o seminário será aberto a todos os interessados em design e que pretendam aprofundar as lições aprendidas no passado e perspectivar o futuro, tanto através do exemplo de Helsínquia como, também a partir da perspectiva de outras cidades do design e profissionais da área.
Os palestrantes principais serão o designer e arquitecto Indy Johar, cofundadora e directora do Project00 e Dark Matter Laboratories, e a autora e ilustradora Linda Liukas, conhecida pelos seus livros de histórias Hello Ruby que apresentam o mundo da programação para crianças.
Mas a iniciativa conta, também, com a participação de Päivi Hietanen, da cidade de Helsinki, Anni Orttenvuori-Ganter de Espoo e Sara Ikävalko, de Lahti, que irão abordar o papel do design e os seus desafios nas cidades. Neste painel será, ainda, apresentada a perspectiva da cidade de Valência, Capital Mundial do Design em 2022, através de Xavi Calvo Lopez.
Para discutir as futuras perspectivas do design, o seminário conta com Anna Valtonen, da Universidade de Aalto, Kaarina Gould, que irá falar sobre o projecto Museu da Nova Arquitectura e Design e Mikko Koivisto do Digitalist Group.