Edifícios sustentáveis: Rumo a 2050
“Rumo a 2050: O Papel dos Edifícios na Sustentabilidade do Planeta”, promovida pela Associação Portuguesa de Facility Management (APFM). Um encontro que se centrou na forma como as Organizações gerem os seus espaços tem o seu impacto no bem-estar, na produtividade, na sustentabilidade e no risco
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A Savills marcou presença na conferência “Rumo a 2050: O papel dos edifícios na sustentabilidade do planeta”, promovida pela Associação Portuguesa de Facility Management (APFM). Um encontro que se centrou na forma como as Organizações gerem os seus espaços tem o seu impacto no bem-estar, na produtividade, na sustentabilidade e no risco. Nuno Fideles, BREEAM AP & Sustainability Consultant da Savills Portugal abordou a temática “Qual a tendência da oferta de edifícios sustentáveis em Portugal (Lisboa+Porto)”.
Actualmente, as empresas enfrentam desafios na gestão de riscos e compliance, com possíveis impactos negativos em termos económicos, sociais e reputacionais. A adaptação de estratégias, princípios e políticas de ESG vão exercer um peso muito significativo e importante nos edifícios. “A Savills através de uma equipa a multidisciplinar altamente especializada em serviços de consultoria acompanha todos os clientes na investigação e desenho de soluções de melhoria dos seus edifícios”, frisou o Sustainability Consultant da Savills Portugal.
Os edifícios passaram a ser claramente a ser o nosso habitat. “Nós passamos 90% do nosso tempo em edifícios (…), portanto, cabe-nos olhar não só em termos de eficiência energética os edifícios e melhoraria do se impacto na descarbonização, mas também reflectirmos sobre as experiências que estamos ou não a proporcionar aos habitantes dos edifícios”, explicou Nuno Fideles.
A descarbonização e a questão energética, são dois temas urgentes que estão em cima da mesa e que já estão nas agendas das empresas. Até 2050 existe uma meta que tem que ser cumprida. Que ferramentas temos no mercado que nos podem ajudar a ir ao encontro do cumprimento das metas estabelecidas? questionou, esclarecendo que “existem sistemas tecnológicos que avaliam o estado dos edifícios e os preparam na fase de construção nova ou reabilitação, permitindo medir parâmetros estabelecidos para a obtenção de certificados reconhecidos, tornando-.se assim possível balizar os edifícios num benchmarking internacional”.
A equipa de Arquitectura e Sustentabilidade da Savills Portugal está em franco e forte crescimento, traduzido numa sólida aposta em acções de formação e contratações, de modo a reforçar a sua capacidade de oferecer aos clientes todas as respostas necessárias na área da Sustentabilidade & ESG a nível nacional e internacional.
A Savills Portugal tem vindo a desenvolver um percurso na sustentabilidade, tendo reforçado a sua equipa com dois arquitectos acreditados em BREEAM AP e WELL AP. No ano de 2021, tornou-se igualmente membro da BCSD Portugal – Empresas para a Sustentabilidade. A garantia de sustentabilidade e eficiência energética assumem-se como principais objectivos nos projectos Savills, com o mais recente projecto MB4 OFFICE a integrar soluções de sustentabilidade e monotorização com base em critérios BREEAM e WELL.