Saint-Gobain Portugal aposta em acções de sensibilização dedicadas ao desenvolvimento sustentável
Com o mote “Making the World a Better Home” e com os holofotes direccionados para o combate às alterações climáticas e para a proteção dos recursos, a iniciativa insere-se na estratégia definida pelos ODS das Nações Unidas
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
Para celebrar a Semana do Desenvolvimento Sustentável Saint-Gobain, a empresa encontra-se a promover um conjunto de formações e acções de sensibilização onde promovem a discussão de temas como a diversidade ou o crescimento baseado na consciência ecológica.
Entre os dias 30 de Maio e 3 de Junho, o mote parte do propósito “Making the World a Better Home”, com os holofotes direccionados para o combate às alterações climáticas e para a protecção dos recursos. A iniciativa insere-se na estratégia definida, que estabelece como meta final o alcance da neutralidade carbónica em 2050 e está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.
No primeiro dia, a empresa colabora com a Associação Portuguesa para a Diversidade e Inclusão (APPDI) para uma masterclass, que incide sobre os desafios correntes do trabalho inclusivo e fomenta os próprios colaboradores a repensar a forma como a diferença pode ser transformada em integração.
A 31 de Maio, a Saint-Gobain em Portugal oferece a todo o público o seu mais recente e-book, intitulado “Construção Sustentável com Saint-Gobain”. Motivado pela compreensão holística e aprofundada do tema, o documento digital descreve os objectivos, desafios e consequentes soluções que permitem caminhar para o desenho de cidades assentes na sustentabilidade.
“A nossa actividade assenta principalmente em três pilares de actuação: descarbonização das operações, economia circular e saúde e bem-estar. Estamos conscientes de que a transformação dos hábitos sustentáveis não se faz de forma rápida, mas é precisamente por essa razão que decidimos apostar em diversas iniciativas de sensibilização, quer para um público externo, quer para os nossos colaboradores”, afirma José Martos, CEO da Saint-Gobain em Portugal.
O alinhamento incluiu ainda, a 1 de Junho, uma formação sobre como desenvolver uma página pessoal de LinkedIn, pelas mãos de Carlos Cardoso e aberta a todos os colaboradores.
“Encaradas como pilar fundamental na gestão da Saint-Gobain, as pessoas e as suas carreiras não poderiam ter ficado de fora desta semana. O bem-estar das pessoas é na Saint-Gobain um dos eixos de actuação na sustentabilidade e por isso é importante para nós a motivação e desenvolvimento dos nossos colaboradores. Queremos dar voz à nossa marca começando internamente pelos melhores embaixadores, as nossas pessoas”, sublinha Ana Gravato, coordenadora de Comunicação Corporativa na Saint-Gobain em Portugal.
No mesmo dia, a Saint-Gobain em Portugal dinamizou, na sua página de Instagram, a sessão em directo “Desperdício Alimentar” com a Kitchen Dates, um projecto de literacia alimentar que ajuda pessoas e organizações a reduzir o seu impacto no planeta.
Já esta quinta-feira, 2 de Junho, a Saint-Gobain em Portugal uniu-se ao BCSD Portugal, o Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável, para um webinar que explana sobre quais os desafios das indústrias actuais para conseguir dar resposta ao desenvolvimento sustentável. Tendo como mote as regras e dicas sobre reciclagem, a formação online “Gestão e Separação de Resíduos”, em parceria com a Sociedade Ponto Verde, finaliza com distinção a semana. Também neste dia, será também realizada a inauguração do novo parque de painéis fotovoltaicos no centro da Leca Portugal, em Avelar, contando com a presença de Torben Dyrberg, CEO da Leca Internacional.
Hoje, a Saint-Gobain em Portugal manifesta múltiplos exemplos que vão ao encontro do seu desígnio sustentável, como o uso total de energia verde em todos os centros, uma frota de veículos híbridos ou matérias-primas alternativas que minimizam os riscos para a saúde dos profissionais. Desta forma, o plano é prosseguir a rota diária da inovação, através de soluções que melhorem o conforto térmico, acústico e visual e a qualidade do ar interior em todos os edifícios projectados.