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A 25ª edição da Expofranchise, que nestes dois últimos dias decorreu no Pavilhão Carlos Lopes, em Lisboa, revelou o potencial do franchising e a dinâmica de um sector que representa uma oportunidade de desenvolvimento da economia portuguesa.
Após uma interrupção em 2020 e 2021, o evento organizado pela Associação Portuguesa de Franchising (APF) contou este ano com a participação de quase cinco dezenas de marcas, que se apresentaram aos mais de mil visitantes como oportunidades de negócio e de empreendedorismo.
“O sector não só não estagnou como tem vindo, a manifestar uma dinâmica de crescimento e a Expofranchise revelou isso mesmo. Numa primeira edição pós-pandemia as várias marcas presentes e os muitos visitantes demonstraram o potencial de crescimento e a atratividade do franchsing”, revela Cristina Matos, secretária-geral e CEO da APF.
O sector do franchising ultrapassou os 11 mil milhões de euros, o que corresponde a 5,8% do PIB e 2,3% do tecido empresarial português. Também aumentou o peso do seu impacto no emprego no país, já que, dos 4. 866.700 empregos em Portugal, perto de 200 mil são provenientes de marcas do franchising. Actualmente, existem cerca de 530 marcas a operar em Portugal e dessas, os serviços detém 58% da preferência dos investidores, sendo que os serviços para particulares ocupam 44%. Ao sector dos serviços segue-se o comércio, com perto dos 30%, e a restauração, com 13%. Cerca de 66% das marcas são portuguesas, sendo que Espanha é o país que mais exporta conceitos de negócio em franchising para Portugal (18%), seguido dos EUA (5%).
A APF prevê uma maior prosperidade para os franchisados mais fortes, uma vez que a crise económica de 2020/ 2021 enfraqueceu a maioria dos pequenos negócios e fortaleceu a presença no mercado dos grandes franchisados. Este crescimento tem sido acompanhado por um reforço das competências digitais, que poderão atrair um maior investimento das gerações mais jovens em negócios de franchising.
Durante dois dias, para além do networking e da possibilidade de os visitantes terem oportunidade de conhecer as marcas presentes, os seus negócios e o seu potencial de investimento a AFP organizou durante o evento diversas palestras e mesas redondas que deram a conhecer melhor o franchising.
Escolher com confiança foi o mote, apontando que o sucesso do franquiado é o sucesso do franquiador e que são as relações claras e transparentes que geram a confiança. Quer do lado do franchisador, quer do lado do franchisado, são vários e de diferente natureza os desafios do setor, desde a importância do acompanhamento do franchisador ao franchisado, à inovação, que obriga a uma sintonia da rede de franchisados com o franchisador. Divergências das marcas com os franquiados são normais, mas há uma obrigação do franchisador saber dar as respostas.
A 25ª edição da Expofranchise foi, ainda, o palco da primeira atribuição dos Selos de Excelência em Franchising da APF. Neste reconhecimento concedido às empresas que actuam no mercado de franquias em Portugal, foram galardoadas 12 empresas de diversos sectores de actividade, numa cerimónia de distinção da sua gestão das marcas.
Da restauração, ao turismo, passando pelo fitness, o imobiliário ou os serviços financeiros, são várias as áreas de negócio nas quais os empreendedores viram reconhecidos os seu esforço, trabalho e mérito, quer pelo setor, quer pelos colaboradores.
Com a atribuição deste Selo, o sector reconhece as melhores práticas de gestão em franchising e, no caso dos franquiados, de relacionamento com a sua equipa, aferindo o seu índice de satisfação em relação às suas respectivas marcas franquiadoras e dos colaboradores em relação à gestão da unidade.
Os vencedores dos Selos de Excelência em Franchising da APF ficam habilitados a concorrer aos Prémios APF, iniciativa que vai decorrer em Maio.