Sto lança pinturas de fachada que combatem a chuva e a humidade
A Sto Ibérica, filial da empresa alemã de produtos e sistemas de construção sustentáveis, acaba de lançar em Portugal duas novas tintas de fachada que têm por base tecnologias inovadoras capazes de combater a chuva e a humidade

CONSTRUIR
Plano de Urbanização de Campanhã avança para discussão pública em Março
Iscte lança pós-graduação em ‘Mediação Imobiliária Profissional’
Lisboa recebe primeira edição da Deco Out
Daikin lança nova gama de unidades ERA
CICCOPN recebe Acreditação Erasmus+
Radisson Hotel Group expande presença na Península Ibérica
Grupo Casais inaugura primeiro hotel híbrido em Espanha
IP lança concurso de 150M€ para alargar ferrovia Contumil-Ermesinde
CCB quer alcançar a neutralidade de carbono até 2030
Trienal: ‘Conversas et Al’ junta fundador da Noarq e ilustrador Gémeo Luís
A precipitação é um dos factores atmosféricos que mais afecta a fachada de um edifício, principalmente se a pintura da fachada exterior não for adequada para combater a humidade. A Sto Ibérica, filial da empresa alemã de produtos e sistemas de construção sustentáveis, acaba de lançar em Portugal duas novas tintas de fachada que têm por base tecnologias inovadoras capazes de combater a chuva e a humidade: StoColor Dryonic e StoColor Lotusan.
Segundo a empresa, as novas soluções “são o resultado de anos de pesquisa e proporcionam o escudo necessário para que os agentes atmosféricos como a água da chuva, a poluição ou o pó do ambiente não danifiquem constantemente a estrutura externa do edifício”, sublinha a empresa.
Assim, o StoColor Dryonic foi inspirado pela acção de um escaravelho do deserto cuja carapaça tem a natural capacidade de desafiar a humidade. A tinta de tecnologia Dryonic proporciona uma superfície de fachada que repele a água com extrema rapidez, para que fiquem sempre secas rapidamente. Esta fórmula, baseada na carapaça do besouro do deserto, permite um efeito de drenagem que impede ainda a proliferação de microrganismos. StoColor Dryonic está disponível em todas as cores e pode ser usado em qualquer tipo de suporte comum de construção, seja gesso, cimento, tijolo exposto, plástico ou qualquer outro revestimento de fachada.
Por sua vez, as tintas de fachada StoColor Lotusan e StoColor Lotusan G têm por base uma patenteada tecnologia inspirada no efeito das folhas de lótus, “que confere à superfície uma protecção activa contra as intempéries, ajuda a regular a humidade e ainda proporciona uma capacidade de autolimpeza avançada, reduzindo automaticamente os depósitos de sujidade sem que seja necessária a utilização de agentes químicos. Tal como acontece nas folhas de lótus, esta tinta é capaz de criar uma superfície hidrofóbica, com uma microestrutura especial que garante que a maioria das partículas de sujidade não tenha como se fixar na superfície, sendo posteriormente arrastadas com as chuvas seguintes”, explica a empresa.
A Sto sublinha ainda o facto de o conjunto destas características diminuírem o risco de contaminação por algas e fungos já que com a StoColor Lotusan G, é criada uma película de protecção encapsulada contra esse tipo de microrganismo, conseguindo uma fachada permanentemente limpa e bonita por muito mais tempo.