CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
No sentido de “comunicar, informar e sensibilizar os diferentes stakeholders” para os objectivos da empresa em atingir as emissões de carbono zero até 2050 e os objectivos intermédios até 2025/2030, a Saint-Gobain Portugal vai promover, entre os dias 28 de Março e 3 de Abril, a Semana da Sustentabilidade.
O evento online terá novidades e destaques a cada dia. Serão apresentadas novas ferramentas de comunicação digital da empresa, sendo estas um podcast promovido pela Isover, Placo, Weber e Leca, um vídeo e um e-book. Haverá, ainda, um webinar, bem como uma acção com uma influenciadora para promover os objectivos da Semana da Sustentabilidade. Paralelamente, encontram-se já disponíveis no site do Grupo os principais projectos, bem como as diferentes fases do roadmap.
Este está relacionado com a economia circular, através da utilização de matérias-primas não virgens nos produtos (com os objectivos de redução), resíduos associados à ETARI, eficiência energética implementando iluminação led e extensão de painéis solares e minimização do impacto das embalagens no ambiente.
Destaque, ainda, para a apresentação das soluções da Saint-Gobain Portugal que são uma referência no mercado, pelo seu contributo para um sector mais sustentável. Falamos do webercol flex lev da Weber, um cimento-cola para colagem de cerâmica, que utiliza 30% de matérias-primas recicladas provenientes de outras indústrias, contribuindo de forma muito positiva para o objectivo de redução de emissões carbónicas. O produto arrecadou em 2021 o Prémio Nacional da Sustentabilidade, na categoria de descarbonização, e em 2022, pelo segundo ano consecutivo, o Prémio Cinco Estrelas na categoria cimento-cola. Do mesmo modo, existem outros produtos da Weber que incorporam matérias-primas recicladas na sua composição, tais como o weberfloor base rapid, com 55% de matéria-prima reciclada, ou o weberfloor base, com 35% de matérias recicladas, que integram a gama de pavimentos da empresa.
A gama Geowall está também alinhada com este propósito. Trata-se de uma linha de soluções de lã mineral de rocha, não hidrófilas e sem revestimento, produzida a partir de rocha basáltica e que contêm na sua composição um teor de material reciclado superior a 50%. É 100% reciclável e pode ser reaproveitada indefinidamente, desde que retirada com cuidado para não a danificar. Além desta, existem outras lãs Isover, de vidro e de rocha, que pretendem minimizar o impacto ambiental no sector da construção, por forma a contribuir para a eficiência energética dos edifícios. Em adição, todos os produtos de lã de vidro da Isover têm mais de 50% de matérias- primas recicladas.
Em destaque está também o ETICS – sistemas webertherm da Weber, que dão resposta a várias preocupações do consumidor final e que vão além do conforto térmico, como é o caso da preservação do meio ambiente. O sistema de isolamento térmico pelo exterior – webertherm comfort – arrecadou ainda o Prémio Produto do Ano 2022.
De sublinhar a tecnologia Activ’Air da Placo, única e patenteada pela empresa, que está presente em várias placas de gesso, caracterizada por purificar o ar, melhorando o ambiente interior.
Após a Semana da Sustentabilidade, haverá também oportunidade para explorar alguns projectos levados a cabo pela Saint-Gobain a nível internacional, como a fábrica de gesso com zero emissões, políticas de reciclagem Placo, Academia Climate, Fundo de Carbono, entre outros.