Trienal: Vida no espaço público é tema da próxima conferência
Os convidados da conferência são Pierre Alain Trévelo, co-fundador do atelier parisiense TVK, e Markus Bader, co-fundador do atelier berlinense Raumlaborberlin e ambos vêm a Lisboa apresentar a sua abordagem específica sobre o espaço público, os vazios urbanos, o tempo de praças urbanas resistentes a espaços para aprender a flutuar

CONSTRUIR
Krest investe 120 M€ no novo empreendimento Arcoverde
Consórcio do TGV equaciona construção de duas novas pontes sobre o Douro
Sindicatos do sector apresentam revisão do CCT
Governo aprova resposta às tarifas com pacote de medidas de volume “superior a 10MM€”
Savills coloca multinacional chinesa Aosheng no Panattoni Park em Valongo
Tektónica’25 com preocupação em acompanhar a evolução do sector
Artebel e Topeca criam argamassa de assentamento térmica do mercado
VELUX com nova vice-presidente executiva para a região de Portugal e Espanha
Tektónica e SIL em destaque na edição 528 do CONSTRUIR
Keller Williams Portugal anuncia expansão para os Açores
O primeiro encontro do terceiro e último ano do ciclo Campo Comum olha para a produção do espaço colectivo, compreendido como um activo fundamental nos nossos ambientes construídos. Nesta sessão, vemos o espaço colectivo como a relação produtiva entre a infraestrutura pública e cidadãos e comunidades envolvidos. Por um lado, um plano aberto — arquitectura do solo — construído para durar, por outro, acções específicas e diferentes rituais que dão forma ao nosso quotidiano. Os convidados da conferência são Pierre Alain Trévelo, co-fundador do atelier parisiense TVK, e Markus Bader, co-fundador do atelier berlinense Raumlaborberlin e ambos vêm a Lisboa apresentar a sua abordagem específica sobre o espaço público, os vazios urbanos, o colectivo e, obviamente, o tempo: de praças urbanas resistentes a espaços para aprender a flutuar.
TVK é um atelier internacional de arquitectura e desenho urbano, fundado por Pierre Alain Trévelo e Antoine Viger-Kohler, em Paris, em 2003. Envolvidos desde início no ensino, procuram uma abordagem em que a teoria e a prática respondam uma à outra e se enriqueçam mutuamente. Através de projectos, investigação e escrita têm produzido de maneira constante uma obra única, ao mesmo tempo teórica e prática. O seu objectivo é captar a complexidade e o carácter paradoxal da situação actual do planeta, de maneira a contribuir para torná-lo habitável.
Raumlaborberlin é um colectivo alemão de nove arquitectos que se juntaram numa estrutura laboral colaborativa e que trabalham na intersecção da arquitectura, planeamento urbano e intervenção urbana, encarando a cidade e a renovação urbana como um processo. Sentem atracção por localizações urbanas difíceis, por lugares abandonados ou em transição. A abordagem do Raumlabornerlin é definida por um urbanismo dinâmico, combinando investigação, envolvimento comunitário e maneiras radicais de actuação para gerar novas formas de criar espaço público. Em 2021, foram galardoados com o Leão de Ouro na 17.ª Exposição Internacional de Arquitectura em Veneza.