CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A Sto lançou no mercado o StoSilent Distance C, um sistema de acondicionamento acústico suspenso aderente para superfícies planas e sem juntas, cujo carácter inovador reside no facto de não se aparafusar, ao contrário dos restantes sistemas existentes no mercado. Isto permite aumentar a sua versatilidade, liberdade estética e facilidade de aplicação e instalação, assim como multiplicar as possibilidades de utilização numa multiplicidade de edifícios: comerciais, escritórios, edifícios públicos, vivendas ou outros espaços residenciais, escolas, salas de exposições, etc.
O StoSilent Distance C é composto por painéis acústicos StoSilent Board 105 e 205, ambos com uma grande percentagem de materiais reciclados e feitos à base de granulado de vidro expandido, o que se traduz numa solução sustentável e numa base porosa óptima para a acústica. Graças à estrutura isotrópica do núcleo do painel resultante e aos sistemas de revestimento StoSilent Decor e StoSilent Top, é possível obter uma absorção acústica única em praticamente toda a gama de frequências, o que faz desta uma solução excelente para optimização acústica de múltiplos espaços, além de oferecer uma grande leveza, estabilidade e resistência à humidade e ao fogo.
De acordo com o fabricante, “este sistema é a solução ideal para revestimento colado de tecto suspenso, cumprindo todos os requisitos das normas e directivas nacionais vigentes. A baixa massa dos painéis acústicos faz com que se possa fixar a subestrutura com o adesivo optimizado StoColl HT. Como resultado obtemos uma união ajustável em três dimensões, que facilita a posterior instalação precisa dos painéis com juntas muito finas e uma deslocação de altura mínima”, refere.
Liberdade de design
Os sistemas de acondicionamento acústico estão a conquistar um lugar de destaque na arquitectura moderna devido ao papel decisivo que desempenham no conforto interior de qualquer espaço. Para o fabricante o desafio que se colocou foi o de “como impactar positivamente o som de um espaço, se possível, sem que existe um impacto visual”. “Temos vindo, ao longo dos últimos quase 40 anos, a debruçar-se sobre esta questão, sempre com o mesmo objectivo: usar todos os materiais ao nosso alcance para criar a acústica perfeita, adequando os requisitos de tempo de reverberação, propagação do som, inteligibilidade da palavra e design em cada espaço”, refere a Sto.
Simultaneamente, o novo produto tem um enquadramento em linha com a tendência da arquitectura moderna, profundamente marcada por superfícies planas de grande dimensão. “O sistema StoSilent Distance C encaixa muito bem neste conceito, já que permite a aplicação em superfícies sem juntas, como tecto suspenso ou como revestimento de parede com cavidades. Com esta solução, a zona do tecto, fixada com precisão à base de adesivo optimizado, cobre-se completamente com StoSilent Top Basic, sendo o acabamento feito com os sistemas StoSilent Top e StoSilent Decor”, refere o fabricante.