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Nova ‘praça’ em Sete Rios já começou a ser construída
A obra integra o programa municipal “Uma Praça em cada Bairro”, e deverá ficar concluída até Janeiro de 2024
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A requalificação da Praça Marechal Humberto Delgado, em Sete Rios, junto ao Jardim Zoológico já começou. A obra integra o programa municipal “Uma Praça em cada Bairro”, e deverá ficar concluída até Janeiro de 2024.
A requalificação prevê passeios mais largos e confortáveis, melhores acessibilidades e mais segurança para peões, novos espaços verdes e de estadia, uma nova ciclovia e uma estação de bicicletas partilhadas e um novo parque subterrâneo com acesso ao jardim zoológico.
Esta empreitada implica, ainda, a reorganização das paragens de autocarros, táxis, entre outros, a reorganização do trânsito viário, a requalificação das passagens de peões através de nivelamento e pavimentos tácteis, a reabilitação do Pavilhão da Correspondência, a instalação de jogos de água lúdicos, a criação de um parque infantil e a substituição e construção de colector de saneamento das Laranjeiras.
Uma das grandes transformações é ao nível do sistema de circulação e de transportes. A alteração de fundo que permite a transformação deste espaço consiste na passagem para o subsolo da capacidade de estacionamento de ligeiros de apoio ao ZOO. O espaço sobrante converte-se assim numa enorme plataforma pedonal de valorização da fachada anterior do Jardim Zoológico. O espaço sob o viaduto do Eixo Norte-Sul é transformado em corredores dedicados para diferentes tipos de serviços de autocarro, concentrando no centro o serviço suburbano que têm origem/ destino na margem sul do Tejo, articulando diretamente com as rampas de acesso. ‘Por fora’ circulam também em corredores dedicados os autocarros urbanos (CARRIS) e do lado do ZOO é ainda criado um corredor/ aparcamento de autocarros de excursões (visitas organizadas).
O reforço do sistema pedonal baseia-se na melhoria das conexões entre a estação do metro e todos os cais de autocarros e na possibilidade de futura ligação em subsolo da estação de metro à estação de comboios, potenciando as funções da interface. À superfície há uma racionalização dos percursos pedonais por criação de trajectos lineares e directos, Pela mesma razão se procurou paralelismo entre passadeiras e corredores dedicados para bicicletas.
A intervenção prevê também um aumento significativo do uso de vegetação contribuindo para a lógica de aumento da permeabilidade do solo. “Com excepção do estrato arbustivo, que por razões de segurança não será aplicado na presente praça, quase todos os estratos estarão presentes estando maioritariamente distribuídos por dois tipos de áreas: as de jardim e as de caldeira”.