OPENBOOK Architecture apoia renovação de escritórios da PwC no Palácio Sottomayor
Quebrar barreiras, ampliar áreas e personalizar estiveram na base deste projecto de arquitectura. Carpintarias, têxteis do mobiliário e revestimento de painéis: todos os detalhes foram pensados em exclusivo para a PwC
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A OPENBOOK projectou os novos escritórios da PwC – PricewaterhouseCoopers, localizados no Palácio Sottomayor no coração da cidade de Lisboa.
“O primeiro passo foi quebrar as barreiras presentes, nomeadamente os inúmeros gabinetes anteriormente existentes, melhorando assim o trabalho colaborativo e proporcionando o máximo conforto” explica a OPENBOOK, que estabeleceu a personalização como palavra de ordem para este projecto. Carpintarias, têxteis do mobiliário e até revestimentos de painéis acústicos: todos estes elementos foram desenhados e produzidos em específico para a PwC. “Pensámos o design do espaço de modo a reflectir o ADN da PwC e a transmitir os seus valores. A marca foi, ainda, transposta para a arquitectura através de formas geométricas assentes numa estrutura a preto, que emoldura e inspira os espaços. São estes detalhes que conferem uma identidade única ao escritório.”
O edifício composto por sete pisos, com cerca de oito mil metros quadrados e pensado para um universo de 1200 colaboradores, contempla um novo layout, pensado para uma realidade que, cada vez mais, incorpora o conceito de trabalho colaborativo e ágil. O trabalho híbrido – a combinar tempo em casa, no escritório, nas instalações dos clientes, flexível em função das necessidades pessoais e projectos – é a nova norma e os espaços estão agora em conformidade.
As novas soluções surgem em resposta às necessidades dos colaboradores. A PwC realizou um inquérito para identificar os pontos de melhoria: muitos apontaram a desactualização do espaço. Adicionalmente, questões como a elevada percentagem de espaços fechados e falta de luz natural, a ausência de espaços de trabalho colaborativo e a necessidade de actualização da sinalética e brand PwC foram factores apontados e tidos em conta na remodelação.
Para Paulo Ribeiro, Partner da PwC e responsável pelo acompanhamento dos trabalhos de remodelação, era importante dar resposta às várias necessidades de ocupação do espaço: “O projecto incorporou várias tipologias de espaços: postos de trabalho em open space, salas de reunião fechadas, salas para reuniões one-to-one, phone booths, zonas de trabalho colaborativo, áreas para reuniões informais, e zonas plug-and-work. A ideia chave é que cada uma das pessoas e das equipas tenham a flexibilidade de escolher qual o espaço que melhor se adequa ao trabalho que têm para realizar naquele determinado dia. Por outro lado, para facilitar esta flexibilidade e optimizar a ocupação do espaço, desenvolvemos uma tecnologia que permite efectuar a gestão da ocupação desses mesmos espaços.”