Proptech espanhola Tiko escolhe Lisboa para dar início à sua internacionalização
Segundo a empresa, a iBuyer internacional tem um modelo de negócio inovador e compra casa a particulares em apenas 7 dias
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A proptech espanhola Tiko já iniciou a sua operação em Portugal. Com presença em várias cidades espanholas, a empresa liderada por Sina Afra e Ana Villanueva avança assim para a internacionalização, tendo como objectivo “ser líder no segmento Buy to Sell”. Numa fase inicial, o arranque no mercado imobiliário de Lisboa implica um investimento de 30 milhões de euros.
“Temos uma perspectiva muito optimista para o mercado português. Lisboa só por si é bastante atractiva e tem um volume de transacções superior a 50k, um valor semelhante ao de Barcelona, a segunda maior cidade espanhola. Se a isto juntarmos o fato de sermos o primeiro iBuyer internacional a actuar no país e o nosso modelo de negócio, acredito que seremos muito bem recebidos nesta cidade. A Tiko é capaz de cobrir necessidades que eram menos acessíveis com o modelo tradicional, tais como a racionalização e eficiência dos processos” revela Sina Afra, CEO de Tiko.
Criada para ajudar os proprietários que querem vender as suas casas de forma rápida, cómoda e sem stress, a Tiko apresenta uma proposta em 24 horas. Para isso, a empresa desenvolveu um algoritmo de avaliação automática de propriedades chamado Tikoanalytics ™, que permite calcular preços muito ajustados para as casas que se encontram no mercado. Para obter uma proposta pela sua casa, os proprietários apenas têm de preencher um formulário simples com os dados básicos do imóvel. Com essa informação, a PropTech é capaz de calcular um preço para a sua casa sem vê-la e em apenas 24 horas, tempo record no panorama nacional.
Uma vez aceite a proposta, realiza-se a vistoria técnica ao imóvel e a transferência da propriedade. Os procedimentos são simplificados ao máximo e o cliente recebe 100% do preço da oferta perante o notário, em poucos dias ou no momento que for mais conveniente para o proprietário.
A Tiko, marketplace imobiliário digital, não só compra as casas directamente, como também as vende em menos de 90 dias. Ao ser compradora directa e não intermediária, a Tiko gere todo o processo, garantindo que a venda e o pagamento sejam feitos em poucos dias. O modelo da Tiko é baseado no volume; obtém margens pequenas sobre um grande volume de transacções. A Tiko iniciou a sua operação em 2018, e desde então atingiu uma taxa de crescimento de 125%.