23ª edição BATIMATEC atrai empresas da construção à Argélia
A AEP e oito empresas nacionais participam na Feira BATIMATEC, o certame mais prestigiado da Argélia dedicado ao sector da construção, que acontece entre 7 e 11 de Novembro

CONSTRUIR
Krest investe 120 M€ no novo empreendimento Arcoverde
Consórcio do TGV equaciona construção de duas novas pontes sobre o Douro
Sindicatos do sector apresentam revisão do CCT
Governo aprova resposta às tarifas com pacote de medidas de volume “superior a 10MM€”
Savills coloca multinacional chinesa Aosheng no Panattoni Park em Valongo
Tektónica’25 com preocupação em acompanhar a evolução do sector
Artebel e Topeca criam argamassa de assentamento térmica do mercado
VELUX com nova vice-presidente executiva para a região de Portugal e Espanha
Tektónica e SIL em destaque na edição 528 do CONSTRUIR
Keller Williams Portugal anuncia expansão para os Açores
Uma delegação composta por oito empresas portuguesas participa no BATIMATEC – Salon International du Batiment des Materiaux de Constrution et des Travaux Publics que decorre até dia 11 na Argélia.
A participação portuguesa no certame é organizada pela Associação Empresarial de Portuga, AEP. “A Argélia é uma importante porta de negócios para os mercados do Magreb, África e Médio Oriente. A segunda participação [da AEP] na BATIMATEC (a primeira foi em 2019) é uma oportunidade para consolidar negócios no segundo país mais populoso do Norte de África, que apesar da contracção em 2020, resultante dos efeitos da pandemia, apresenta uma perspectiva de crescimento médio anual do PIB a rondar os 3,4%”, explica Luís Miguel Ribeiro, presidente da AEP.
Na edição de 2021 da BATIMATEC participam as empresas Carfel (máquinas para as indústrias extractivas e de construção), Catari (andaimes), Ilmar (máquinas para a indústria de materiais de construção, cerâmica e vidro), Metalúrgica do Tâmega (máquinas para as indústrias extractivas e de construção), Quitérios (material de distribuição e controlo para instalação eléctrica), Rodi (louça metálica e artigos de uso doméstico), Metalcértima (projectos para a indústria da cerâmica estrutural) e Sival (gessos aditivados, massas de estucar pré-doseadas). Na edição de 2021 do certame estão inscritas mais de 700 empresas, entre nacionais e internacionais.
Com 44,3 milhões de habitantes, a Argélia representa a quarta maior economia africana e a quinquagésima sexta a nível mundial. Os planos estratégicos de investimento nas áreas da saúde, ambiente, turismo, agricultura, automóvel e energias renováveis serão implementados nos próximos anos e poderão abrir novas oportunidades de negócio para as empresas portuguesas. O sector das obras públicas continua a ser um dos principais eixos de desenvolvimento do país.
Em 2020, o valor das exportações atingiu os 160 milhões de euros e o das importações 280 milhões de euros, o que representou um défice para Portugal de 120 milhões de euros.