ACCIONA fecha financiamento do desvio do ‘Red River’ por 1.136 milhões USD
Este é o primeiro projecto de financiamento verde fechado nos EUA especificamente voltado para uma infraestrutura projectada para fazer face às consequências das mudanças climáticas
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A ACCIONA e seus parceiros Shikun & Binui e North American Construction Group – participantes do consórcio Red River Valley Alliance (RRVA), fecharam um financiamento avaliado em 1.136 milhões de USD (982 milhões euros) para construir, operar e manter um canal com cerca de 50 km, destinado a prevenir inundações entre Fargo, no Dakota do Norte e Moorhead,no Minnesota. É o primeiro projecto de financiamento verde fechado nos Estados Unidos voltado especificamente para uma infraestrutura projectada para fazer face às consequências das mudanças climáticas.
O financiamento foi dividido em três tranches diferentes e a operação contou com a participação de cinco instituições: Citigroup, Morgan Stanley, CaixaBank, Sumitomo Mitsui Banking Corporation e Korean Development Bank. O projecto obteve uma classificação de risco de crédito Baa3 (relativamente ao grau de investimento) da Moody’s.
O canal de inundação Fargo-Moorhead, é um projecto que exigirá um investimento total 2,75 bilhões USD (€ 2,376 milhões de euros), tem um tempo de construção estimado em cinco anos e servirá para desviar as águas pluviais do Red River dos centros populacionais, que são regularmente afectados por inundações. É o primeiro projecto de infraestrutura sustentável lançado nos Estados Unidos sob a fórmula de parceria público-privada (PPP).
O acordo entre a Autoridade Metropolitana de Desvio de Inundações de Fargo-Moorhead e o consórcio ACCIONA inclui, para além da construção do canal, todas as infraestruturas associadas necessárias, tais como pontes, travessias ferroviárias e aquedutos. Além disso, a ACCIONA e seus parceiros vão operar o projecto por 29 anos.
O projecto de desvio de água da enchente Fargo-Moorhead surgiu de estudos conduzidos após a enchente histórica do Red River, em 1997, que causou danos estimados em 3,5 bilhões de USD (3 bilhões de euros).
Para a ACCIONA, a execução desta complexa obra de engenharia representa a forte entrada da empresa no sector de concessões e construção nos Estados Unidos, onde já está presente nos mercados de Água e Energia.