Consórcio de empresas compra edifício Sumol+Compal
O grupo Rolear e a Metalofarense anunciaram a compra, numa operação conjunta, do emblemático edifício da SUMOL+COMPAL em Faro, localizado na EN 125. O negócio foi assessorado pela Savills

CONSTRUIR
Muitos chavões, poucas medidas. Programas eleitorais para todos os gostos
Quatro finalistas portugueses na 67ª edição dos Prémios FAD
Obras ferroviárias na Beira Alta concluídas até ao final de Junho
França financia reabilitação de infra-estruturas na Guiné-Bissau com 4M€
Efacec assina maior contrato da empresa em Portugal
“ZEB: Arquitectura para um Futuro com Balanço Energético Zero”
Ricardo Marques é o novo CEO-Adjunto da iad Portugal
Rain Bird Portugal realiza primeiro ‘Green Spec Forum’
Lagoas Park inaugura Praça Central e Galeria Comercial
APCMC aposta em projecto para impulsionar digitalização do negócios dos materiais de
O grupo Rolear e a Metalofarense anunciaram a compra, numa operação conjunta, do emblemático edifício da Sumol+Compal em Faro, localizado na EN 125, próximo do centro comercial Fórum Algarve.
Com a aquisição deste imóvel, o consórcio de empresas portuguesas pretende potenciar a dinamização das suas marcas e aumentar as respectivas capacidades de armazenagem, a proximidade com os seus clientes e o portfólio de oferta de produtos.
O edifício, cuja venda foi assessorada pela consultora imobiliária internacional Savills, é composto por um bloco principal, com uma área destinada a escritórios, zonas técnicas e de apoio à actividade fabril e logística. Em virtude de uma operação de concentração industrial, a actividade fabril no imóvel cessou em final de 1995, tendo a instalação passado a ser utilizada como centro regional de armazenagem e distribuição do portfólio de bebidas.
Ao longo do tempo, e devido ao crescimento da oferta de produtos, procedeu-se a uma ampliação das instalações, com novas áreas para armazenagem. Actualmente, pode contar-se com uma área total de armazéns de 7.753,66 m2, uma área total de escritórios de 2.221,00 m2 e uma área total de logradouro de 10.474,00 m2.
“A abrangência do leque de produtos e serviços da Rolear, desde a área energética, à construção civil, infraestruturas de águas e de saneamento, bem como a sua abrangência nacional, forçou a que, para uma resposta de qualidade face às diferentes solicitações, se procurasse um espaço logístico na área da sede, bem localizado, com bons acessos, bem visível, de dimensões assinaláveis, mas necessárias. A estes requisitos importantes juntou a faceta peculiar de ser um edifício-emblema da produção industrial do Algarve”, explica Parreira Afonso, administrador da Rolear.
O Grupo Rolear teve origem no ano de 1979, com sede em Faro, inicialmente direccionado para as áreas de electricidade, electromecânica e bombagem, quer na comercialização por grosso, quer na realização de infraestruturas. “Contamos que a nova unidade venha proporcionar incremento geral dos negócios, fortalecendo as nossas empresas e contribuindo para o desenvolvimento da região”, conclui.
Por seu lado, a Metalofarense, empresa fundada em 1958 que, desde então, tem sido um participante activo no desenvolvimento da região, com um papel de destaque no sector de produtos siderúrgicos e materiais de construção, sublinha que “trata-se de uma aquisição importante para o desenvolvimento da empresa, também relevante por ser uma edificação icónica do concelho de Faro e até do Algarve, e ainda por ter sido levada a cabo por duas empresas da região. O fundador da Sumol, também ele algarvio, teria ficado satisfeito com esta faceta do negócio”, revela Luís Afonso, administrador da Metalofarense. Para a empresa este é, assim, “mais um passo no crescimento da nossa actividade, acompanhando o desenvolvimento e o progresso da Região Algarvia”, acrescenta.
“Apraz-nos assessorar reconhecidas marcas, como a Sumol+Compal, a implementar as suas estratégias de Real Estate, que, neste caso, nos confiou a comercialização do seu activo imobiliário, outrora vital no desenvolvimento do seu negócio e que, agora, terá um renovado papel de relevo na estratégia de crescimento da Metalofarense e do Grupo Rolear”, refere Luís Rocha, Industrial & Logistics Consultant da Savills Portugal