OptylonKrea lança fundo de 150 M€ para investir em branded residences
O mercado de branded residences cresceu 236% nos últimos 10 anos e deverá manter uma expansão continuada com o impulso de grandes projectos em países como Portugal, Espanha e Turquia
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A OptylonKrea, empresa pan-mediterrânica de promoção imobiliária e gestão de investimentos, tornou-se general partner da sociedade gestora de capital de risco Stag Fund Management, para lançar um novo fundo de 150 milhões de euros, o Prima Europe Fund, direccionado a investidores que procuram beneficiar do regime de Autorização de Residência para Actividade de Investimento (ARI), os chamados ‘Vistos Gold’, através do investimento nas branded residences Prima Collection.
Estudos mostram que o mercado de branded residences, unidades residenciais pertencentes a uma marca de alojamento de renome, cresceu 236% em todo o mundo nos últimos 10 anos, devendo manter uma expansão continuada ao longo da próxima década. Este segmento imobiliário, que pode atingir um prémio de até 31%, em comparação com non-branded residences, deverá registar um aumento nas quotas de mercado nos principais países mediterrâneos nos próximos anos, esperando-se que alcance 50% do mercado europeu e cerca de 10 % do mercado global, suportado principalmente por grandes projectos em Portugal, Turquia e Espanha.
A OptylonKrea, presente desde 2015 em Portugal e fund advisor em três fundos de investimento de acesso a Vistos Gold, identifica grandes oportunidades no contexto de retoma económica pós-Covid e aponta Portugal como um dos países que mais irá beneficiar das mudanças motivadas pela crise pandémica, tanto na forma de trabalhar como de viajar.
“Acreditamos que o número de nómadas está a aumentar em todo o mundo, pessoas que não estão ligadas a um local específico, mas a valores comuns. Por isso, decidimos reposicionar a nossa marca, para servir os viajantes, bem como os expatriados e os locais que procuram juntar o coliving e o coworking”, refere William Tonnard, presidente e COO da OptylonKrea, joint venture entre a turca Krea e a portuguesa fundada por franceses Optylon Capital. “A pandemia atingiu de forma particularmente severa o setor da hotelaria e alojamento desde 2020, mas a nossa marca de residências Prima Collection revelou-se muito mais resiliente em comparação com as marcas de hotéis”, adianta. Prova disso são as taxas de ocupação das residências Prima Collection em Lisboa, que atingiram 78,56% em 2020, o que compara com uma taxa de cerca de 21% nos hotéis.
Para o Presidente do Conselho de Administração da STAG, Sean Dowden, “é uma óptima oportunidade podermos contar com a experiência e track record da OptylonKrea, neste que é um dos 7 fundos que temos actualmente sob gestão. A STAG, desde a sua criação, tem revelado um crescimento sustentado, que é inegável. O lançamento deste fundo não só vem confirmar essa nossa política de crescimento, sendo, igualmente, manifestação inequívoca da elevação do patamar de qualidade em que pretendemos colocar a STAG”, afirmou.
Prima Collection, um novo género de coliving
A pandemia e o teletrabalho terão claramente impactos de longo prazo nos hábitos de viagem dos consumidores, com os hóspedes a priorizarem espaços maiores, com cozinhas totalmente equipada e espaços de trabalho próprio. Além disso, tem contribuído para o crescente interesse dos reformados por destinos que ofereçam boas infraestruturas de saúde. Portugal, assim como outros países mediterrânicos, irão certamente beneficiar desta tendência.
É neste contexto que a OptylonKrea decidiu redefinir a sua marca Prima Collection, nascida em Lisboa, e adaptá-la às novas especificidades do mercado, ao mesmo tempo que prepara a expansão para outros destinos mediterrânicos, com o objectivo de chegar até 25 novas localizações nos próximos cinco anos. As residências Prima Collection definem-se como “um novo género no coliving” que cruza o lifestyle característico das branded residences com um contacto local e cultural. A marca, reposicionada sob a consultoria da Servotel, está agora a ser redesenhada pelas premiadas agências criativas e de design Blacksheep e AvroKo.
O segmento de branded residence demonstrou estar bem preparado para responder às preferências dos clientes pós-Covid em mercados voltados para o turismo. Nesta nova era, os segmentos upscale e midscale vão superar o até agora dominante segmento de luxo, num contexto de democratização do mercado causada por uma procura crescente por produtos de luxo mais acessíveis e de 4 estrelas voltados para a geração Y (Millennials – nascidos entre 1980 e 1995) e famílias. Além disso, pesquisas recentes revelam novas tendências de design no mercado, como a crescente popularidade de terraços e jardins privados, quartos adicionais com flexibilidade para usar como escritório ou ginásio e novas tecnologias para permitir serviços personalizados.
Em termos de localização, um dos factores que pesa na preferência dos consumidores relaciona-se com o regime de atribuição de residência e cidadania através de investimento, que tem registado um forte crescimento nos principais países do Mediterrâneo (Portugal, Grécia, Espanha e Turquia) nos últimos oito anos, com o seu peso a crescer dez vezes para atingir 20% do mercado global.
Para Hakan Kodal, chairman da OptylonKrea, “no caso do programa português de Vistos Gold, a classe Imobiliário tem estado em constante evolução desde 2013, embora tenhamos assistido a uma tendência crescente para investimentos de menor dimensão – opções de 350 mil euros em imóveis e fundos de capital de risco nos últimos 2-3 anos”. O responsável acredita ainda que com as próximas mudanças regulatórias nas classes de activos elegíveis do programa e requisitos mínimos de investimento, as branded residences ganharão definitivamente mais tracção no mercado.