Federação europeia lança ferramenta de classificação e uniformização nos materiais de construção

Por a 11 de Junho de 2021

No período da pandemia de Covid-19, a aceleração da digitalização da indústria da construção passou a ser uma preocupação sentida por toda a cadeia. A FEST – Federação Europeia de Comércio de Equipamentos Sanitários e Climatização, esteve particularmente atenta a esta tendência de digitalização dos processos e, em simultâneo, para a necessidade de utilização dos dados relativos aos produtos e de maior conectividade entre o fabricante, o distribuidor e – finalmente – as empresas instaladoras.

Para que a economia digital e sustentável seja um êxito é necessário que sejam criados os instrumentos necessários, que começam na necessidade de reunir um conjunto de dados e informações correctas e inequívocas sobre os diferentes produtos que constituem o segmento dos materiais de construção, e que estas sejam fiáveis e seguras.

Foram estes os pressupostos que estiveram na base de lançamento do FEST European Master Data Guideline (EMDG), desenvolvido por um conjunto amplo de parceiros da indústria, fabricantes, fornecedores, distribuidores, associações empresariais e associações de ‘data-pool’.  A manutenção e o desenvolvimento do FEST EMDG é feita pela ETIM Internacional, organização europeia líder na classificação dos produtos técnicos.

“A FEST viu a necessidade de liderar o modo como estes dados são tratados e como os podemos transferir de forma estruturada. Tenho o orgulho de anunciar o lançamento do FEST EMDG”, comenta Johan Stevens, presidente da FEST. E acrescenta: “o FEST EMDG é o resultado do trabalho realizado pelo grupo de especialistas técnicos da FEST, liderado por Magnus Sirén, da Associação Comercial de Distribuidores finlandesa, Talteka”.

Desenvolver um “standard” para dados mestre

O objectivo principal deste grupo de especialistas foi o de desenvolver um “standard” para a troca de dados mestre comerciais entre o fornecedor da indústria e o distribuidor.

Com este lançamento, o FEST EMDG é agora oficialmente definido como o padrão da indústria sanitária e AVAC europeia, sendo que alguns dos principais fabricantes europeus já o adoptaram

A Associação Portuguesa dos Comerciantes de Materiais de Construção ( APCMC ) assume actualmente a presidência da FEST. Johan Stevens, actual vice-presidente da APCMC e director geral da Sanitop, foi eleito, por unanimidade, na última Assembleia Geral da FEST, como presidente, sendo, por isso, o actual líder desta associação europeia.

A FEST agrega as diversas associações de comerciantes de material sanitário e climatização em toda a Europa. Reúne actualmente um total de 800 armazenistas, em 17 países europeus, correspondendo a mais de 112 mil colaboradores e representando mais de 40 mil milhões de euros em vendas.

A FEST assume como principais prioridades o foco na digitalização, nomeadamente através do European Master Data Guideline (EMDG) e do Smart ETIM Classifier, além de reforçar a postura de ‘lobbying’ junto da União Europeia, nas questões relativas à regulamentação do sector, sustentabilidade, digitalização, contribuindo para a melhoria significativa nas estatísticas de mercado existentes e aumentando a informação existente sobre o sector.

O próximo congresso da FEST tem a realização prevista para Lisboa, de 16 a 18 Setembro de 2021, e contará com mais de 300 congressistas, provenientes de 17 países europeus.


Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *