Reabilitação: Câmara do Porto abre candidaturas ao prémio João de Almada

Por a 9 de Junho de 2021

Até ao próximo dia 30 de Junho, estão abertas as candidaturas à 19.ª edição do Prémio João de Almada, atribuído bienalmente pela Câmara do Porto aos melhores exemplos de reabilitação urbana que tenham sido concluídos na cidade nos últimos dois anos.

Instituído em 1987, o Prémio João de Almada pretende incentivar e promover a recuperação de edifícios na cidade do Porto, actualmente em duas categorias: Edifícios Residenciais; Edifícios não Residenciais.

As candidaturas ao Prémio devem ser apresentadas pelo arquitecto responsável e/ou pelo proprietário do imóvel cuja reabilitação foi concluída no período de dois anos a que cada prémio se refere – na presente edição serão consideradas obras concluídas entre Junho de 2019 e Junho de 2021.

O prémio por cada uma das categorias tem o valor de 10 mil euros, cabendo 3 mil euros ao proprietário do imóvel à data da atribuição do prémio, e 7 mil euros ao arquitecto que projectou as obras de recuperação.

Nesta edição, o júri é presidido pelo presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, e constituído também por um representante de cada uma das seguintes entidades/instituições: Direcção Regional de Cultura do Norte, Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, Ordem dos Arquitectos (Secção Regional do Norte), Ordem dos Engenheiros – Região Norte (OERN), Direcção Municipal de Urbanismo e Departamento Municipal de Gestão Cultural da Câmara do Porto, e ainda por dois arquitectos vencedores da edição anterior, Tiago Figueiredo (Figueiredo + Pena Arquitectos, Ld.ª) e Nuno Graça Moura.

A submissão das candidaturas deve ser realizada, presencialmente, na Divisão Municipal de Património Cultural, sito Praça de Carlos Alberto, 71, de segunda a sexta-feira, entre as 9 e as 17 horas. Quaisquer pedidos de esclarecimento poderão ser formulados através do endereço electrónico [email protected] indicando no assunto: PRÉMIO JOÃO DE ALMADA_19.ª EDIÇÃO_2021.


Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *