FAUP junta seis países do sul da Europa para reflectir sobre a ‘New European Bauhaus’

Por a 4 de Junho de 2021

© Luis Ferreira AlvesReflectir e propor futuros modos de vida que respondam ao Pacto Ecológico através de soluções sustentáveis, inclusivas e belas é o desafio central da “New European Bauhaus”. Reconhecendo a condição comum – geográfica e climática – dos países do Sul da Europa e o seu legado cultural, a Universidade do Porto associa universidades de seis países na criação de uma plataforma pan-europeia de encontro e debate — NEB goes South — que possa contribuir para a identificação de problemas e oportunidades comuns e partilha de experiências. Arquitectos, paisagistas, designers, engenheiros, geógrafos, sociólogos e outros especialistas irão procurar compreender e mapear as especificidades do sul da Europa, para reflextir e propor respostas mais adaptadas.

Mais de um século depois da “primeira” Bauhaus, a Presidente da Comissão Europeia Ursula von der Leyen lançou o projexto que dará início a um novo movimento cultural sustentável, que fará parte do plano de recuperação Next Generation EU, no valor de 750 mil milhões de euros. O objextivo é construir uma Europa mais sustentável, inclusiva, caracterizada pela acessibilidade dos espaços, protexção da biodiversidade, com experiências enriquecedoras, inspiradas na criatividade, arte e cultura.

É neste contexto que nasce a plataforma NEB Goes South. Liderada pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, com a colaboração da Escola de Arquitectura de Valência; Escola de Arquitectura de Toulouse; Departamento de Arquitectura, Alma Mater Studiorum, da Universidade de Bolonha; Faculdade de Arquitextura da Universidade de Zagreb; Escola de Arquitectura da Universidade Técnica Nacional de Atenas, esta iniciativa pretende co-desenhar a visão e resposta aos desafios da Nova Bauhaus Europeia sob a perspectiva e condições particulares do Sul da Europa.

Promovendo um debate amplo e internacional, a NEB Goes South surge para sensibilizar comunidades e consciencializar os cidadãos, considerando o papel determinante das instituições de ensino superior e de investigação. Combina, por isso, as perspectivas e contributos sobre o Sul da Europa, de estudantes, arquitetos, designers, engenheiros, geógrafos, sociólogos e outros cientistas e artistas.

Os países do Sul da Europa lidam com sinais crescentes de eventos climáticos extremos, com o aumento das temperaturas, desertificação, seca, entre outros. Ao mesmo tempo, são regiões de uma herança cultural ímpar. A cooperação entre estas regiões pode fortalecer a capacidade de lidar com as ameaças comuns e desenvolver soluções sustentáveis, acessíveis, inclusivas e esteticamente qualificadas.

Numa altura em que a União Europeia está a reunir as contribuições dos vários projectos parceiros, o NEB Goes South é apresentado, oficialmente, a partir das 9h00 do dia 7 de junho, segunda-feira, num evento online, que conta com a participação de Elisa Ferreira, Comissária Europeia, Ruth Reichstein, do conselho consultivo da presidente da Comissão Europeia, Manuel Heitor, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

O programa do evento inclui duas palestras e duas mesas redondas. As palestras contemplam o testemunho de Matti Kuittinen, professor e especialista do Ministério do Ambiente da Finlândia, sobre a experiência de co-design nos países nórdicos integrada na Nova Bauhaus Europeia; e “Álvaro Siza on Bauhaus”, uma reflexão sobre o impacto da Bauhaus na ‘Escola do Porto’ por António Choupina, arquitecto e comissário, com Kristin Feireiss, da exposição “Siza – Unseen & Unknown” realizada no contexto de celebração dos 100 anos da Bauhaus, em 2019 na Fundação Tchoban, em Berlim, e em 2021 na Fundação Marques da Silva, no Porto.

As duas mesas redondas – ‘Learning from Bauhaus’ e ‘Bauhaus goes South’ – contam, cada uma, com a participação de seis especialistas e seis estudantes das seis Universidades, e serão moderadas por Fátima Vieira, vice-reitora da Universidade do Porto e José Pedro Sousa, arquitecto, professor da FAUP e Membro da ‘High-level roundtable’ da “New European Bauhaus”.

A participação é de acesso livre, com inscrição prévia em https://www.eventbrite.pt/e/kick-off-neb-goes-south-registration-157648921167

Transmissão em direto, sem necessidade de inscrição prévia, no canal YouTube U.Porto.


Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *