ArchiSummit reinventado em tempo de pandemia

Por a 28 de Maio de 2021

“Após um ano de hiato pandémico, o Archi Summit reinventa-se digitalmente”. É desta forma que os organizadores apresentam a edição deste ano de um dos mais relevantes eventos nacionais em torno da reflexão sobre a arquitectura, iniciativa essa que, na edição de 2021, vai marcar também o lançamento do Portal IN DETAIL e um conjunto de visitas a obras e entrevistas a arquitectos. “Os edifícios descobrem-se de muitas maneiras”, acredita a organização, que sublinha que o único Summit internacional de arquitectura em Portugal lança-se nas plataformas digitais com o Archi Summit Tour, no dia 1 de Junho, às 11h30, em ambiente 100% virtual, seguro e gratuito. O Edifício Emporium, no Porto, marca a primeira visita guiada, com o arquitecto Duarte Morais Soares, autor de uma reabilitação cuidada e de um novo interior de quarteirão.

A conversa com Duarte Morais Soares abordará a reabilitação do Emporium – antigo edifício situado na baixa do Porto, agora transformado num condomínio de 23 apartamentos. Tornou-se um projecto único com enorme qualidade, que junta história e modernidade. Este projecto levanta também questões pertinentes como a requalificação da habitação nos centros das principais cidades portuguesas, que foram perdendo habitantes nas últimas décadas e que têm visto grande parte dos projectos de reabilitação serem direccionados para alojamento local. O arquitecto Duarte Morais Soares pertence ao grupo familiar “Morais Soares Arquitectos”, conta com um portfólio completo de 52 obras e dois projectos ainda não construídos – Resort e Mercado. O grupo não se limitou a uma área, mas sim a diversas como urbanismo, reabilitação urbana, habitação, turismo e hotelaria, restauração, equipamentos escolares e desportivos, indústria, escritórios e serviços, entre outros.

Conteúdo de qualidade
O Archi Summit sempre foi responsável por entregar conteúdo de qualidade aos arquitectos em Portugal e adapta-se assim a novos formatos. O evento presencial regressa em 2022. Archi Summit Tour conta com a curadoria da Talkie Walkie e é patrocinada pela Argex – Argila Expandida. O acesso é gratuito e as inscrições estão disponíveis no site www.archisummit.pt/tour/

O exemplo do Emporium
A visita virtual vai incidir sobre o requalificado e emblemático Edifício Emporium, no Porto, uma obra promovida pelo empresário Alexandre Quintas e Sousa e que renasceu há perto de dois anos fruto do projecto desenhado pelo arquitecto Duarte Morais Soares. “O Edifício Emporium é um produto imobiliário que se pauta pela singularidade e pelo potencial de valorização. Trata-se de um projecto de reabilitação que incorpora todo o simbolismo de uma zona histórica, numa harmonia perfeita de memória com contemporaneidade. A centralidade do imóvel e os altos padrões de conforto inerentes ao projecto de reconversão, aliando um luxuriante jardim e estacionamento privativo, fazem deste empreendimento um bom activo de rendimento e, simultaneamente, a morada ideal para quem procura residir no centro da cidade. É muito gratificante participar activamente na comercialização deste magnífico projecto”, explicou Joana Lima, responsável pela reabilitação urbana da Predibisa, empresa que a par da JLL foi responsável pela comercialização do projecto. O Emporium foi reconvertido para um projecto de habitação moderna e é constituído por 23 habitações, com estacionamento e um amplo jardim privado, com mais de 800 m2. Como áreas totais, os apartamentos de tipologias T1 até T4, distribuídos entre o primeiro e quartos pisos, variam entre os 79 m2 e os 240m2. O desenho de Duarte Morais Soares, preserva a história do Emporium, mas inclui um exclusivo jardim com mais de 800 m2 no seu interior com árvores de grande escala e uma garagem privativa. Com acabamentos que primam pelo detalhe e superior qualidade, o projecto tem como matriz o pleno conforto, com cada habitação do Edifício Emporium a dispor de pavimentos em madeira maciça de castanho, quartos de banho em mármore, caixilharias em madeira maciça com vidros duplos e sofisticadas cozinhas Boffi totalmente equipadas com electrodomésticos Gaggenau e Siemens.O Emporium é um dos mais carismáticos edifícios na rua Sá da Bandeira, tendo sido projectado pelo arquitecto José Porto e construído em 1948 para ser um edifício de grande prestígio, o que foi conseguido através da solidez do betão armado e da cuidada selecção de materiais nobres, combinados com a aparência moderna do traçado e a dignidade da arquitectura clássica.


Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *