Grupo Mercan investe 56 M€ em novo hotel no Porto
O Renaissance Park Hotel – Porto é assinado pela Visioarq Arquitectos, com interiores da Broadway Maylan. A engenharia é da JFA Engenharia e a construção da Cobelba

CONSTRUIR
VELUX com nova vice-presidente executiva para a região de Portugal e Espanha
Consórcio do TGV equaciona construção de duas novas pontes sobre o Douro
Sindicatos do sector apresentam revisão do CCT
Governo aprova resposta às tarifas com pacote de medidas de volume “superior a 10MM€”
Savills coloca multinacional chinesa Aosheng no Panattoni Park em Valongo
Tektónica’25 com preocupação em acompanhar a evolução do sector
Tektónica e SIL em destaque na edição 528 do CONSTRUIR
Keller Williams Portugal anuncia expansão para os Açores
Convenção APEMIP-IMOCIONATE tem nova data e local
Ordem dos Arquitectos marca presença na Tektónica 2025
Vai nascer na cidade do Porto o novo Renaissance Park Hotel – Porto, um dos mais recentes investimentos do Grupo Mercan, em parceria com a RA Group (Referência Arrojada Group). Sob a marca Renaissance, que pertence à Marriott International, o edifício irá localizar-se num dos bairros mais históricos do Porto, tendo uma vista deslumbrante sobre a cidade. O investimento projectado é de 56 milhões de euros.
Está previsto que o Renaissance Park Hotel – Porto tenha uma área de cerca de 14 mil metros quadrados, 163 quartos, piscina panorâmica exterior no último andar com bar e esplanada, restaurante com capacidade para 250 pessoas e um centro de congressos com capacidade até 600 utilizadores.
Situado próximo da igreja da Lapa, e na freguesia com o mesmo nome, o hotel está perto dos transportes públicos e a apenas 10 minutos a pé da Câmara Municipal do Porto, da Torre dos Clérigos e de conhecidos restaurantes e edifícios históricos da cidade.
“Acreditamos no potencial do turismo em Portugal e estamos convictos de que o país tem todas as condições que justificam a aposta neste sector tão afectado pela pandemia. Razões que nos levam não só a manter, como a reforçar o nosso posicionamento em Portugal, mesmo face à actual conjuntura económica e quase em contraciclo. Os projectos hoteleiros que queremos desenvolver em vários pontos do País têm um peso relevante na criação de emprego, tanto nas fases de desenvolvimento e construção, como na futura gestão hoteleira, que será de longo prazo”, explica Jordi Vilanova, vice-presidente do Grupo Mercan.
O Renaissance Park Hotel – Porto vai criar 140 postos de trabalho diretos e já durante a fase de construção irá contar com 110 trabalhadores em permanência. Este é um projeto arquitectónico assinado pela Visioarq Arquitectos e interiores do estúdio Broadway Maylan e irá destacar-se pelas formas simples e elegantes desenvolvidas com engenharia de topo da JFA Engenharia, ajustadas ao contexto urbano e à paisagem da cidade. O futuro Renaissance Park Hotel – Porto terá certificação Leed Gold, reconhecendo o excelente desempenho energético e ambiental que o projecto apresenta.
Para Jordi Vilanova, vice-presidente do Grupo Mercan, “este projecto é um exemplo da boa aplicação do investimento estrangeiro via Vistos Gold, contando com 160 investidores internacionais. Além de contribuir para a criação de emprego e impulsionar o turismo na região, este projecto vai ainda ceder 17 700 m² à cidade, dos quais 14 600 m² estão destinados à edificação do Parque Urbano da Lapa que poderá ser usufruído pelos moradores e visitantes do Porto”.
A construção do hotel teve iniciou em Janeiro de 2021 e deverá desenvolver-se ao longo dos próximos 18 meses. A obra está a cargo da construtora Cobelba.
O arranque da construção do Renaissance Park Hotel – Porto acontece meses depois do início dos trabalhos para o novo Four Points by Sheraton, em Matosinhos. Um investimento de 20 milhões de euros do Grupo Mercan, que deverá estar concluído no final deste ano, e que irá criar 50 postos de trabalho. Este foi o primeiro projecto com o selo da cadeia Marriott International em Matosinhos.