GrowingCircle desafia construção para a importância da recuperação e valorização dos resíduos
Projecto é promovido pelo IC-Instituto da Construção, da FEUP, em parceria com a NTNU – Universidade de Trondheim, Noruega
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
Aumentar de forma significativa as taxas de recuperação dos resíduos da construção e demolição e contribuir para a sua valorização dentro da cadeia de valor do sector, sobretudo através da sua reutilização, directa ou indirecta, é uma preocupação que nos últimos anos tem mobilizado os agentes que intervêm no sector.
Com o objectivo de implementar este desafio da economia circular no sector da construção foi criado o projecto GrowingCircle, que tem como promotor o IC-Instituto da Construção, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, em parceria com a NTNU – Universidade de Trondheim, Noruega.
Hoje é possível quantificar os resíduos que resultam das demolições e da construção, mas existem grandes desafios que vão para além dessa quantificação.
Embora os dados do INE indiquem uma taxa de 90% relativamente à valorização de resíduos da construção e demolição, em relação a 2019 não é possível afirmar que este nível de reutilização/reciclagem foi atingido. Com efeito, não é possível avaliar com certeza o valor agregado nestes processos, bem como a sua contribuição na cadeia de valor do setor da construção.
O projecto GrowingCircle tem dois objectivos complementares que têm como elemento comum a informação sobre os produtos da construção e sobre as construções.
O primeiro objectivo passa pela consciencialização dos agentes do sector e sobretudo dos fabricantes de materiais de construção para a importância dos Data Templates.
De acordo com Pedro Mêda, engenheiro civil/investigador do IC e coordenador técnico do projecto: “os Data Templates são fichas de produtos em formato digital real (não em PDF) que reúnem grupos de propriedades que permitem caracterizar um determinado produto ou sistema”.
Diego Calvetti, investigador do IC e membro da equipa técnica do projecto GrowingCircle acrescenta, “os benefícios da estruturação dos dados com recurso aos Data Templates são inúmeros e, por isso, o projecto pretende desenvolver um catálogo que servirá de base ao desenvolvimento de diversos casos de estudo que incidem sobre diferentes fases do processo construtivo”.
Assim, se os agentes do sector ganharem uma maior perceção de como pode ser simples evoluir para uma economia mais circular através dos Data Templates, então os objectivos do projecto GrowingCircle estarão plenamente cumpridos.
Um dos elementos essenciais do projecto GrowingCircle será a produção de um catálogo de Data Templates que servirá de base para o desenvolvimento dos casos de estudo e de acções de esclarecimento e formação.
Complementarmente, o projecto irá produzir alguns guias de processos que têm como propósito desmistificar conceitos e servir de orientação para evoluir para práticas mais digitais e que ao mesmo tempo fomentam a economia circular.
Neste contexto, o projecto conta com o apoio de várias entidades nacionais e internacionais que irão focar-se sobretudo nos desafios dos tipos de obras previstos na estratégia Vaga de Renovação ou Renovation Wave, que tem como objectivo duplicar o ritmo da renovação de edifícios nos próximos 10 anos.