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A marca portuguesa de tintas e vernizes CIN acaba de alargar a mais dois produtos a paleta de cores escuras/intensas com tecnologia termo-reflectora para ETICS. Após o lançamento da tecnologia Termo-Reflectora nos revestimentos espessos Carso 1 e Eralit, é agora disponibilizada, nos produtos Novatex HD (tinta 100% acrílica areada) e Nováqua HD (tinta 100% acrílica lisa) ficando apta na escolha dos principais produtos aplicados sobre ETICS (External Thermal Insulation Composite System).
A tecnologia Termo-Reflectora dá resposta a algumas limitações no que diz respeito à oferta de cores escuras sobre ETICS, sendo responsável por proteger o revestimento de temperaturas elevadas, aumentar os níveis de conforto térmico dentro dos edifícios, diminuir o consumo de energia na climatização dos espaços e reduzir o risco de degradação precoce do revestimento e fissuração do suporte, melhorando a resistência a longo-prazo.
Atendendo a uma procura recorrente por parte de arquitectos, construtores e consumidores, a CIN disponibiliza no seu sistema de isolamento térmico pelo exterior – CIN-k – uma paleta de 25 cores com uma tecnologia distintiva, sem a qual não é possível a aplicação de tons escursos/intensos sobre ETICS.
A CIN tem apostado continuamente no desenvolvimento de tecnologias e inovação ao serviço da cor, apresentando um conjunto de tons escuros/intensos com uma TSR (Total Solar Reflectance) alta, superior a 30%, resultante de um rigoroso estudo de composição de corantes e pigmentos especiais, realizado pelo Centro de Investigação e Desenvolvimento da marca. Este factor permite uma maior reflexão de radiação solar e consequente diminuição do aquecimento da superfície quando exposta ao sol. Neste sentido, as cores com um elevado valor de TSR, presentes nesta paleta, reduzem o risco de degradação precoce do sistema de isolamento térmico de fachadas pelo exterior.
Esta tecnologia, que já era utilizada em outros produtos CIN, tem “múltiplos benefícios, nomeadamente a maior liberdade e segurança no que respeita à escolha de cor para aplicação sobre ETICS, impedindo que o revestimento atinja temperaturas elevadas, evitando assim que haja deformação do sistema” refere Marcos Castro, director de Marketing da CIN. Tal como é característico da marca, a existência de mais tons para produtos de aplicação sobre este sistema foi pensada segundo uma lógica de personalização do espaço “permitindo a extensão da personalidade da pessoa para a sua casa. Queremos ter o maior número de tons que satisfaça a preferência dos nossos clientes, tendo sempre como premissas a qualidade, durabilidade e protecção das superfícies, que definem a marca CIN”, assegura Marcos Castro.