Prémios NEB 2021: Propostas podem ser enviadas até 31 de Maio

Por a 3 de Maio de 2021

O New European Bauhaus (NEB) lançou a primeira edição dos Prémios NEB, sendo que as candidaturas para todas as categorias podem ser enviadas até ao final do mês de Maio.  Os prémios foram anunciados no último dia da primeira conferência NEB, organizada pela Comissão Europeia, e pretende celebrar os  “valores estéticos, sustentáveis e inclusivos investidos em práticas e realizações exemplares, inovadoras e inspiradoras e concretizadas em contextos reais à data da candidatura”, e em “visões, ideias e soluções emergentes propostas pelos mais jovens”.

Os prémios NEB distribuem-se por 10 categorias, sendo que em cada uma delas existirão duas vertentes. Os Prémios NEB, no valor de 30 mil euros / categoria e os NEB Rising Star, para candidatos com menos de 30 anos, no valor de 15 mil/categoria. Nesta vertente as propostas podem encontrar-se em diferentes estágios de desenvolvimento e devem ser apresentadas com um plano de desenvolvimento, definindo as etapas subsequentes até ao ano seguinte ao da candidatura (2022).

As categorias a concurso são:
1 Techniques, materials and processes of construction and design
Que técnicas e materiais inovadores concorrem para o objectivo de mitigar as alterações climáticas, proteger o ambiente e tornar os espaços mais acessíveis e inclusivos ? Que ferramentas podem apoiar o projecto em processos de construção e planeamento mais sustentáveis?

2 Building renovated in a spirit of circularity
Reutilização e reciclagem de materiais — um aspecto central do Green Deal — inspiradoras pela sua beleza e pelo seu contributo para a inclusão, na sua função ou acessibilidade.

3 Solutions for co-evolution of the built environment and nature
O ambiente construído pode contribuir para a protecção da natureza e a biodiversidade? O planeamento e a construção podem respeitá-las e promovê-las ?

4 Regenerated urban and rural spaces
Regeneração territorial que combine sustentabilidade, estética e inclusão e que tenha sido desenvolvida com uma grande participação e envolvimento dos cidadãos e de todos os stakeholders: reconversões de áreas abandonadas nas cidades, requalificação de territórios e regiões em declínio.

5 Products and life style
Produtos e processos que contribuam para um estilo de vida sustentável, atraente e inclusivo: moda, mobiliário ou design de interiores mas também alimentação ou outros elementos de nossa vida diária.

6 Preserved and transformed cultural heritage
Valorização do património no espírito da sustentabilidade, da estética e da inclusão: modelos de preservação que melhoram o acesso de todos ao património cultural ou a reconversão do património com objectivos sociais e baixa pegada de carbono.

7 Reinvented spaces to meet and share
Como podem os espaços ser utilizados para intercâmbios positivos e a construção de comunidades: desenvolvimento e uso de espaços públicos como ruas, praças e parques ou modelos particularmente inspiradores de centros comunitários, jardins comunitários, espaços que combinem estilo com um forte propósito social e sustentabilidade.

8 Mobilisation of culture, arts and communities
O impacto das artes para a construção de comunidades sustentáveis: eventos, festivais, apresentações culturais que apoiem a inclusão social e o Green Deal ou actividades centradas nas artes e na cultura que ajudem a construir a coesão social e a desenvolver a partilha de um sentido de pertença do espaço.

9 Modular, adaptable and mobile living solutions
Habitação que responda a necessidades temporárias ou de emergência com elevados padrões estéticos e sustentáveis. Soluções modulares para ecossistemas dinâmicos, como residências universitárias com discreta pegada ambiental e um sentido de beleza.

10 Interdisciplinary education models
Modelos e métodos educativos que integrem os valores da sustentabilidade, inclusão e estética nos conteúdos curriculares e no processo de aprendizagem; estão incluídos modelos inovadores de formação para profissionais baseados na integração interdisciplinar de ciências, artes e estudos sociais.

As candidaturas podem ser apresentadas a título individual ou colectivo, por candidatos não obrigatoriamente residentes na União Europeia (UE) desde que o seu projecto ou ideia seja ou venha a ser desenvolvido e posto em prática na UE. As candidaturas são submetidas através de uma plataforma dedicada onde também se encontra informação sobre as diferentes categorias dos prémios e um guia para os candidatos.


Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *