Habitação: AICCOPN apura quebra de 6,1% nas Licenças habitacionais até Fevereiro

Por a 29 de Abril de 2021

Até Fevereiro, as licenças emitidas pelas Câmaras Municipais para obras de construção ou reabilitação de edifícios habitacionais cairam 6,1% face ao registado em igual período do ano passado, em resultado de uma redução de 2,8% na construção nova e de 17,9% na obras de reabilitação.

Os dados, que constam da Síntese da Habitação elaborada pela Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN) identificam também que ao nível das licenças emitidas para construção de fogos em construções novas, assistiu-se a uma variação de -20,1%, em termos homólogos, para 3.733.

Até Fevereiro de 2021, o consumo de cimento no mercado nacional permaneceu praticamente inalterado face a igual período do ano passado, registando-se uma variação de -0,2%, em termos homólogos.

Por seu turno, o novo crédito concedido pelas instituições financeiras para aquisição de habitação totaliza 1.967 milhões de euros, até Fevereiro de 2021, montante que traduz um crescimento de 3,7%, face a igual período de 2020.

No mês de Fevereiro, o valor de avaliação bancária atribuído às habitações, no âmbito da concessão de crédito hipotecário, apura-se um aumento de 5,7% em termos homólogos, fixando um novo máximo histórico em 1.174 euros/m2.


Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *