Câmara de Viana lança concurso para construção de Unidade de Saúde Familiar na Meadela

Por a 29 de Abril de 2021

O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou, em reunião extraordinária, o projecto, caderno de encargos, abertura de procedimento concursal e nomeação de júri para a empreitada “Unidade de Saúde Familiar na Meadela”, por 2,3 milhões de euros. A obra conta com um prazo de execução de 360 dias, naquela que é uma necessidade urgente para a freguesia, que deverá começar a ser construída no próximo mês de Setembro.

Ao abrigo de um protocolo entre a autarquia e a Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) para a execução da empreitada, assinado em Dezembro passado, a ULSAM ficou responsável pela elaboração do projecto e a Câmara Municipal pela execução da empreitada da nova Unidade de Cuidados de Saúde Primário. O investimento vai ser candidatado a fundos comunitários, sendo que o Município assume a componente nacional e os arranjos exteriores.

Em Junho de 2020, o presidente da Câmara Municipal informara que a construção desta Unidade de Saúde Familiar estava prevista no Plano de Actividades e Orçamento do Município, considerando que “começa a ser premente dotar a freguesia e as localidades vizinhas de um espaço de qualidade, para que os actos médicos sejam feitos com mais dignidade” já que “as actuais condições de funcionamento da extensão de saúde não são as melhores”.
Antes, em Fevereiro, a Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovara por unanimidade a Declaração de Utilidade Pública (DUP) do terreno para a construção da nova USF. A construção da Unidade de Saúde Familiar da Meadela “é considerada absolutamente estruturante e indispensável à rede de equipamentos de saúde no concelho”.


Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *