ICOMOS comemora “Dia Internacional dos Monumentos e Sítios”

Por a 14 de Abril de 2021

Em comemoração pelo dia Internacional dos Monumentos e Sítios, o projecto Património SCENA 5.0 irá transmitir o evento: “Alma Mater- A voz do património por trás das máscaras – Passados complexos: Futuros diversos”. O projecto, que vai apresentar sítios do Património Cultural do Brasil e de Portugal, foi idealizado e produzido pelo produtor Christiano Bomfim (membro ISCSBH ICOMOS) e conta com o apoio da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, Associação RUAS, ICOMOS Portugal e Criola Filmes.

O projecto convidou especialistas que abordarão temas como a ressignificação do património edificado em tempos pós-Covid-19, preocupações acerca dos Patrimónios Mundiais, boas práticas de projetos e o envolvimento da comunidade e sustentabilidade socioeconómica dos monumentos e sítios classificados no contexto da diáspora portuguesa, onde serão apresentados os Centros Históricos de Macau e de Salvador da Bahia, como exemplos de sítios de influência portuguesa.

Entre os nomes que vão marcar presença no vídeo documentário produzido pelo projecto estarão o professor João Gouveia Monteiro, director da Biblioteca Joanina, a arquitecta Soraya Genin, presidente do ICOMOS Portugal, Teresa Veiga Macedo, representante do World Monuments Fund (EUA), a arquitecta Maria José Freitas, presidente do Board Património Partilhado ISCSBH ICOMOS e Malvedil Júnior, presidente da Associação História de Pescadores da Gamboa do Centro Histórico de Salavdor da Bahia. Do edificado ao material e imaterial, será uma oportunidade para conhecer a Alma Mater Biblioteca Joanina da Universidade de Coimbra, apresentada pela actriz Rosí Ferh e acompanhada pela pianista Christina Margotto, que vai executar obras de António Fragoso e Ronaldo Miranda no interior da biblioteca. A trilha sonora também contará com a participação do Brasil Afro Sinfónico, composto por Olodum, o instrumentista e cantor Armandinho Macedo e a Orquestra Filarmónica de São Petersburgo.


Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *