“Os novos conceitos para a habitação” em análise na plataforma Roca Gallery
A plataforma tem já disponível uma série de artigos onde são exploradas as tendências actuais em modelos de habitação e como podem estes dar resposta a alguns dos desafios mais exigentes dos nossos tempos
CONSTRUIR
Trienal lança open call para Prémio Début
Fidelidade inicia em breve a comercialização do projecto ‘EntreCampos’
PCS apresenta sistema construtivo “100% nacional e sustentável!
“Este é o momento de agir com um sentido de Estado, criando condições fiscais favoráveis para o mercado da habitação”
Portugal participa no Troféu Placo do Grupo Saint-Gobain
Investimento imobiliário 3º trimestre de 2024 inicia retoma de performance
Maior grupo italiano de engenharia e contratação geral leiloa maquinaria
Lisboa recebe fórum europeu sobre eficiência energética em edifícios
CMM promove seminário “Portugal Steel” na Concreta
Recuo do IVA a 6% na construção para habitação
Edifício em betão, azul e branco, à luz do dia © Tony Shostak / UnsplashA plataforma online da Roca destinada ao debate e à investigação em arquitectura, design e sustentabilidade arranca 2021 com uma série de artigos onde são exploradas as tendências actuais em modelos de habitação, e como podem estes dar resposta a alguns dos desafios mais exigentes dos nossos tempos.
O conceito de “casa” está, actualmente, a adquirir novos significados, perante a crescente sensibilização para a importância de se dispor de habitações adequadas para desfrutar de uma melhor qualidade de vida. De que forma estão os arquitectos, os designers e os urbanistas a promover novas soluções de habitação? Em rocagallery.com são analisadas a evolução e as tendências do espaço habitacional no novo tema do mês: “Os novos conceitos para a habitação”.
Durante os últimos meses, ficou claro que o conceito de espaço doméstico está em constante evolução, reflectindo novas formas de viver e propondo novas relações entre o espaço privado e o espaço público. Com base em modelos visionários do passado — de casas unifamiliares a complexos habitacionais coletivos —, os profissionais da área da arquitectura e do design continuam a experimentar, em resposta aos desafios exigentes que enfrentamos agora e no futuro: da privação de habitação (sem-abrigo) aos movimentos populacionais, à gentrificação ou à nova realidade do pós-COVID, entre outros.
Em “Os novos conceitos para a habitação”, são exploradas, em Rocagallery.com, novas formas de abordar este debate numa fase importantíssima para o seu desenvolvimento, expondo as opiniões de um painel multidisciplinar de especialistas numa série de artigos que a plataforma publicará semanalmente até ao final de Fevereiro.
Entre os artigos já disponíveis, destaca-se a análise da arquitecta Heather Macey, directora adjunta da John McAslan & Partners e membro-fundadora do grupo de especialistas em sem-abrigo Architects Aware!, sobre “As novas soluções de alojamento de emergência para jovens”, a partir de modelos holísticos que permitem abordar este problema cada vez mais grave. Noutro artigo, o membro honorário do American Institute of Architects (AIA) Mario Corea faz uma reflexão sobre três projectos emblemáticos de habitação colectiva de Josep Lluís Sert, um dos arquitectos mais influentes do século passado.
Como parte do compromisso da plataforma Rocagallery.com em apoiar o talento emergente do mundo académico, destaca-se o artigo “Como queremos viver?”, no qual Virginia Herrera, estudante premiada do Instituto Europeu di Design (IED) de Madrid, apresenta uma nova abordagem de uma vida livre e sustentável. Por sua vez, Marta Delgado, ex-aluna e artista da UIC e Berkeley, aprofunda as relações entre design, identidade e a casa em “os significados da casa”.
Entre os artigos que serão publicados nos próximos dias, está uma entrevista a Anne Lacaton, vencedora do Prémio Mies van der Rohe de Arquitectura Europeia 2019 e do Prémio Global de Arquitectura Sustentável 2018. Nesta entrevista, Lacaton analisa o trabalho extensivo e desafiante levado a cabo pelo seu estúdio no âmbito das habitações sociais. São também destacadas as recentes experiências da arquitecta Paulina Olszowy sobre a vida pós-industrial; o debate do par que constitui o estúdio Bosch.Capdeferro sobre a “re-humanização” do espaço vital e as implicações práticas desta; ou a análise de Marcelo Faiden, cofundador do estúdio Adamo-Faiden, sobre a necessidade de projectar espaços habitáveis que reflitam padrões sociais cada vez mais instáveis e indefinidos.
Os artigos estão todos disponíveis em www.rocagallery.com, com acesso livre e gratuito, em inglês e espanhol. O comité editorial da plataforma, formado por um grupo multidisciplinar de notáveis especialistas e pensadores, encontra-se já a trabalhar sobre a abordagem dos próximos temas do mês.
Já em 2020, a plataforma Rocagallery.com abordou questões relacionadas com as energias renováveis, a (in)dependência do plástico, o aumento do nível do mar, o envelhecimento demográfico ou a reconstrução dos sistemas alimentares, entre outros assuntos.