Brico Depôt reforça aposta em Portugal
O negócio foi reforçado em 2020 com a implementação do e- Commerce em Portugal, através do qual tem conseguido servir todo o mercado português (para além das três lojas físicas), estratégia que deverá prosseguir em 2021
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papa
Apesar das limitações impostas pela pandemia, nomeadamente as restrições que resultam do encerramento das lojas físicas, a Brico Depôt, cadeia de lojas especializada na área da construção, bricolage e renovação, registou em Portugal um crescimento de 15% nas vendas em 2020, vendas que no total do mercado ibérico ascenderam a 347 milhões de euros. Os dados conhecidos esta segunda-feira, durante uma apresentação via web que contou com a presença do CEO da Brico Depôt Ibéria, Mike Foulds, revelam que apesar deste desempenho no mercado português, as vendas registaram uma quebra de 7% face ao registado em 2019.
Os indicadores, no entanto, não perturbam a estratégia que o grupo Kingfisher, do qual a Brico Depôt faz parte, tem para o mercado ibérico, e que contempla um reforço do investimento com vista à melhoria da oferta que disponibiliza aos seus clientes, tanto particulares como profissionais. Entre os planos para este ano estão iniciativas como um novo sistema de linha de checkout para melhorar a experiência do cliente em loja ou um programa de fidelização de clientes, especialmente para os clientes profissionais. A aposta vai claramente no sentido de aumentar a presença na Península Ibérica com a abertura de novas lojas, estando em estudo o lançamento de novos formatos que complementem a oferta habitual. Este anuncio surge poucos meses depois de o grupo britânico ter considerado a saída da cadeia quer de Portugal quer de Espanha por forma a mitigar os efeitos da pandemia.
“Queremos investir”, explicou o presidente executivo da companhia, sublinhando que estão a trabalhar para identificar potenciais parceiros que ajudem a sustentar a abertura de novas lojas, assim como a identificar potenciais áreas onde os espaços ficarão localizados. Mais: Foulds acrescenta que “os novos canais de vendas, como o online, permitem-nos olhar de modo diferente para o conceito que temos de loja. Queremos mais pontos de venda com o nosso conceito actual mas procuramos novos formatos e oportunidades”.
O diretor financeiro da Brico Depôt Iberia, Eduardo López, sublinha a rentabilidade do negócio bem como o potencial do e-Commerce e, especificamente, o bom desenvolvimento do mercado português. “2020 foi um ano marcado pelo impacto da COVID-19 e pela declaração do estado de emergência, com o encerramento temporário de lojas, e as constantes restrições operacionais e de mobilidade. Apesar de todos os obstáculos, conseguimos manter a rentabilidade do negócio e aumentar a rentabilidade do retalho ibérico em 62,7%”.
Em Portugal, em 2020, manteve-se uma tendência de aumento no volume de vendas, excepto no mês de março, principalmente nos meses de maio e junho, em que foram obtidas mais de 30% as vendas. Da mesma forma, a partir de novembro de 2020, o negócio foi reforçado com a implementação do e- Commerce em Portugal, através do qual tem conseguido servir todo o mercado português (para além das três lojas físicas). Por meio desse canal, tem-se alcançado um aumento considerável nas vendas mês após mês, superando amplamente todas as expectativas.