Berd participa em novo projecto na Alemanha

Por a 8 de Março de 2021

A Berd está a participar em mais um projecto na Alemanha, no qual foram instalados o modelo M40-I dos MSS (Movable Scaffolding Systems em inglês), ou cimbres autolancáveis, em português, para a construção de uma ponte que vai integrar a nova autoestrada A44, que vai ligar Kassel a Herleshauen. Esta nova via faz parte da rede de rotas de tráfego europeia e liga os países do Benelux à Polónia e União Soviética.
A ponte será constituída por dois tabuleiros paralelos, num comprimento total de 520 metros, construídos pelo cimbre autolançável M40-I da Berd. Este MSS inferior, que já se encontra no segundo vão, foi concebido para construção do tabuleiro da ponte respeitando integralmente as especificações do design, permitindo ciclos industrializados e mínima desmontagem na sua transferência entre viadutos.

Desafios e Soluções
Sendo uma solução chave-na-mão, tanto ao nível do equipamento como da operação, a obra ainda a decorrer, apresentou alguns desafios, de acordo com a Berd. Logo a começar pelo espaço para a montagem das pontes que era limitado, o que levou a uma limitação transversal no segundo viaduto provocada pelo primeiro viaduto, construído anteriormente. Houve, ainda, necessidade de fazer o recuo completo do cimbre autolançável em cada viaduto. A transferência do MSS de um viaduto para o outro devia ser efectuada com a mínima desmontagem.
De forma a resolver os desafios que iam surgindo, a Berd teve necessidade de proceder a algumas adaptações, nomeadamente recorrer a consolas apoiadas no pilar já que estas podem ser desmontadas para apoios a cotas mais elevadas. Foi, também, necessário encontrar uma solução especifica para betonagem de vigas travessas e adaptar o equipamento para ciclos industrializados, garantindo integralmente as especificações do design da ponte. Além disso, os módulos foram, integralmente, soldados e com piso incorporado para montagem mais rápida.


Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *