Construção em contraciclo aumenta investimento e VAB em 2020

Por a 7 de Março de 2021

O investimento em construção aumentou 4,8% em 2020, ano em que o investimento total no país caiu 4,9%, destacando-se como “o único ramo de actividade com crescimento” do Valor Acrescentado Bruto (VAB), destacaram as associações sectoriais.

“O investimento em construção (FBCF — Formação Bruta de Capital Fixo) evidenciou-se com um crescimento de 4,8%, num ano em que o investimento total (FBC — Formação Bruta de Capital) registou uma variação de -4,9%, em termos homólogos. Também ao nível do VAB, que registou uma variação de -6,4% em termos médios, a construção destacou-se como sendo o único ramo de actividade com crescimento, apurando-se uma variação de 3,3%, face ao ano anterior”, referem as associações dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN) e de Empresas de Construção, Obras Públicas e Serviços (AECOPS) em comunicado.

Segundo salientam, estes números confirmam “a elevada resiliência do sector da construção” que, num ano marcado pela pandemia de covid-19, “resistiu e superou as estimativas formuladas”.

No que se refere ao volume de novos empréstimos concedidos aos particulares para aquisição de habitação, perfizeram 11.389 milhões de euros em 2020, o que correspondeu a um acréscimo de 770 milhões de euros (+7,3%) face a 2019.

Já o licenciamento total de obras de edificação e reabilitação registou uma “ligeira quebra”, de 3,4%, em resultado de uma estabilização nas construções novas (-0,5%), enquanto as licenças para obras de reabilitação recuaram 10,3% em termos homólogos.

Os dados relativos a Janeiro deste ano indicam que o valor dos imóveis habitacionais – analisados pelo valor mediano de avaliação bancária realizada no âmbito da concessão de crédito à habitação – manteve a tendência de crescimento, com uma valorização de 6,1% em termos homólogos, para 1.170 euros por metro quadrado, o que corresponde a um novo máximo histórico.


Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *