Docapesca investe 1,1M€ na reabilitação de ponte cais na Baleeira

Por a 22 de Fevereiro de 2021

DCIM100MEDIADJI_0012.JPG

A Docapesca lançou um novo concurso público para a reabilitação da ponte cais sul do porto de pesca da Baleeira, localizado em Sagres, um investimento estimado em 1,1 milhões de euros e isto depois de não terem sido apresentadas propostas no anterior concurso. Esta intervenção irá repor todas as condições de segurança dos profissionais da pesca e embarcações que operam neste porto.

A intervenção nesta infraestrutura, construída há cerca de 40 anos, contempla a substituição integral da superstrutura (tabuleiro) e a reabilitação dos tubulões. A ponte cais será apetrechada com todo o equipamento indispensável à operacionalidade e segurança: cabeços de amarração, argolas, escadas, módulos multiusos, novos postes de iluminação e novas redes de distribuição de água e electricidade.

Serão ainda instaladas novas defensas verticais, adequadas à variação da maré e fixadas aos novos encabeçamentos dos tubulões.

Está em curso neste porto a instalação de iluminação pública LED no âmbito da melhoria da eficiência energética, envolvendo a montagem de 56 luminárias que irão permitir reduzir a potência instalada em 60 por cento. Os trabalhos contemplam a substituição de 42 luminárias tipo globo e de 14 projectores das torres de iluminação de 20 metros.

Já no ano passado, a Docapesca concluiu a instalação de nove contentores de grande dimensão para guarda de redes, garantindo a protecção e arrumação destes apetrechos, assim como a melhor organização do espaço portuário.


Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *