Nhood implementa projecto de energia renovável e mobilidade no Alegro Montijo

Por a 19 de Fevereiro de 2021


A Nhood Portugal, uma empresa global de soluções imobiliárias com foco no triplo impacto positivo em activos de uso misto, é responsável pelo planeamento e implementação do projecto de energia e mobilidade eléctrica recentemente instalado no Alegro Montijo, sendo também responsável pela gestão da operação do centro comercial. Este projecto representa um importante passo no caminho da redução da pegada de carbono gerada localmente, contribuindo para os objectivos nacionais de atingir a neutralidade carbónica.

 A solução integrada de energia e mobilidade eléctrica implementada pela Nhood Portugal no Centro Comercial Alegro Montijo consiste no desenvolvimento de um modelo integrado de Local Smart Energy com a produção de energia renovável em dois locais distintos – cobertura do hipermercado e estrutura do estacionamento. Isto associado a uma Energy Storage, que alimentará uma estrutura de carregamento eléctrico que servirá o parque automóvel do centro comercial – Smart Charging –, com uma potência total de 540kW. O desenvolvimento de um modelo integrado de energia e mobilidade com estas características permite maximizar a gestão conjunta dos fluxos energéticos gerados, de modo a garantir que são autoconsumidos, na mobilidade eléctrica e nas instalações, minimizando a necessidade de recorrer à energia da Rede Eléctrica do Serviço Público. 

João Remondes, responsável pela Transformação e Impacto Positivo da Nhood Portugal, reforça que “com a implementação deste projecto para o cliente Ceetrus, a Nhood Portugal actua em prol da transformação das cidades através de uma política de Triplo Impacto Positivo, ou seja, cria espaços que geram comunidades activas, cidades sustentáveis, um planeta melhor para todos e, a longo prazo, acrescenta valor ao próprio activo. Pretendemos criar projectos inclusivos e diversificados, com um foco em três eixos Pessoas, Planeta e Proveitos, em prol da prosperidade dos locais onde actuamos. A instalação deste projecto no Centro Comercial Alegro Montijo é um claro exemplo deste compromisso da Nhood com o futuro, uma vez que representa diversos benefícios ambientais na medida que pretende impulsionar a transição para a mobilidade eléctrica no retalho, com impactos ambientais muito positivos na redução das emissões de GEE, na melhoria da qualidade do ar e na redução do ruido do parque automóvel. A curto prazo, prevemos replicar a implementação deste projecto de energia e mobilidade eléctrica nos restantes activos propriedade da Ceetrus”. 

Recentemente criada a nível global e implementada em Portugal, a par com outros nove países, a Nhood tem como propósito criar, revitalizar e transformar activos imobiliários de uso misto, bairros e cidades, contribuindo para uma nova visão urbana e para a evolução dos novos modos de vida. Na sua estratégia a cinco anos para Portugal, a Nhood tem previstos projectos em mais de 15 municípios de Norte a Sul, com um plano de gestão de investimento dos seus clientes de mais de 500 milhões de euros. Além disso, estes projectos preveem a criação de mais de 1 700 novas habitações, na componente residencial, mais de 3 000 postos de trabalho, assegurando que 100% dos projectos utilizam fontes de energias renováveis.


Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *