Mota-Engil Africa prepara “maior contrato de sempre” do Grupo

Por a 12 de Janeiro de 2021


A subsidiária para a região de África da construtora Mota-Engil assinou um contrato no valor de 1.820 milhões de dólares referente à execução à construção de uma infraestrutura ferroviária na República Federal da Nigéria e na República do Níger.

PUB

O contrato, celebrado com o Ministério dos Transportes da Nigéria, incluirá o projecto, o procurement, a construção, bem como o financiamento (EPC-F) da linha férrea com cerca de 284 km + 94 km, “Kano-Danbatta-Kazaure-Daura-MashiKatsina-Jibiya-Maradi (Niger Republic) with a branch line to Dutse”.

Durante os próximos meses, a Mota-Engil irá, conjuntamente com o Governo da Nigéria e as entidades financiadoras, trabalhar na conclusão do ESIA (Environmental and Social Impact Assessment), nas necessárias expropriações, na mobilização inicial e na elaboração do projecto, com vista à sua conclusão e à aprovação final do financiamento por parte do Governo da Nigéria. Aquele financiamento tem vindo a ser estruturado e negociado pelo KFW-IPEX BANK, Africa Finance Corporation e pelo Credit Suisse, como Financial Advisors da Mota-Engil e Mandated Lead Arrangers para a transacção, contará com o apoio de diversas ECA (Export Credit Agencies) internacionais e será tomado pela República da Nigéria.

Terminada aquela fase, arrancarão os trabalhos efectivos de construção da infraestrutura ferroviária que terão uma duração de 32 meses. Tratando-se do maior contrato de sempre do Grupo, este tem vindo a exigir ao longo dos últimos três anos uma preparação e organização ímpares conducentes à mitigação dos riscos, à maximização da rentabilidade, à redução dos prazos de execução e à minimização do impacto nas comunidades locais e do seu custo para a República da Nigéria.

PUB

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *