Antigo Mercado de Abrantes será reconvertido em edifícios multiusos

Por a 8 de Janeiro de 2021

A Câmara Municipal de Abrantes está a promover um concurso público internacional de concepção para a elaboração do projecto de reconversão do antigo Mercado Municipal em Multiusos, numa iniciativa que conta com a assessoria técnica da Secção Regional de Lisboa e Vale do Tejo da Ordem dos Arquitectos.

O município pretende proceder à reconversão do antigo Mercado Municipal de Abrantes, localizado numa área nobre da cidade em Edifício Multiusos, na perspectiva da sua reutilização adaptação como equipamento de resposta a uma nova realidade. A autarquia defende para o espaço onde funcionava o antigo mercado “uma nova visão”, nomeadamente “um espaço de referência de grandes dinâmicas culturais e sociais”. Nesta reconversão pretende-se preservar as fachadas principais e requalificar a área envolvente a este mercado, nomeadamente a entrada no Centro Histórico da cidade, dotando-a de uma identidade urbana.

A reconversão do edifício do antigo Mercado Municipal, e a requalificação da área envolvente, convergem assim na oportunidade de consolidação de uma estratégia que tem vindo a ser implementada pelo Município nos últimos anos, centrada na Regeneração Urbana e na Reabilitação Urbanística, Social e Económica do Centro Histórico de Abrantes.
O valor estimado para esta obra é de dois milhões e setecentos mil euros. O valor base para o desenvolvimento do Projecto é de cento e trinca e cinco mil euros

O concurso atribui prémios de consagração aos concorrentes seleccionados num montante global de 18 mil euros. Além disso, na sequência do concurso público internacional de concepção, será celebrado um contrato de prestação de serviços, por ajuste directo, para concretização e desenvolver o trabalho vencedor. Assim, ao primeiro classificado será atribuído um prémio de 10 mil euros, o segundo e terceiro classificados irão receber 5 mil e 3 3 mil euros, respectivamente.
O processo do concurso decorre na Plataforma electrónica utilizada pelo Município, disponível em: www.acingov.pt e no site http://encomenda.oasrs.org/ da Ordem dos Arquitectos. O prazo para entrega das propostas decorrer até ao dia 24 de Fevereiro de 2021.

PUB

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *