Arco Têxteis um exemplo de reconversão urbana
Chegou a ser uma das mais reconhecidas indústrias têxteis do Vale do Ave, hoje o ex-unidade fabril está a ser objecto de um projecto de reconversão que contempla as vertentes de comercio, serviços e habitação.
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
Nas antigas instalações da Arco Têxteis, em Santo Tirso, está a nascer o Arco Centro. A Rota Própria é a proprietária do empreendimento cujo principal objetivo é a reconversão urbana deste antigo espaço industrial numa nova centralidade para a cidade de Santo Tirso. São cerca de 100.000 m2 de área em reconversão para um projecto com valências essencialmente dedicadas ao comércio, serviços e habitação e 50.000 metros2 de área coberta. Actualmente, a Mercadona e a McDonald’s são dois dos inquilinos das instalações e ocupam cerca de 15.000 m2.
O Arco Centro tem uma localização privilegiada no coração da cidade de Santo Tirso, junto à Câmara Municipal, à Central de Transportes, do Tribunal, escolas e serviços de saúde, e na proximidade do rio Sanguinhedo, o que é propício para o desenvolvimento do comércio local e de novos negócios.
“O segmento do comércio está novamente a mostrar sinais positivos e esta comercialização é prova disso mesmo. É uma resposta às necessidades exigentes de mercado, num segmento que procura espaços de maior dimensão. Esta é uma excelente alternativa, junto à cidade do Porto, Guimarães, Famalicão e Braga para o comércio e, especialmente, para marcas em constante expansão”, justifica Carlos Récio, Director A&T Retail CBRE. A imobiliária foi instruída para a comercialização, em exclusividade, deste novo projecto.
A antiga Empresa Industrial de Santo Tirso, mais tarde ARCO Têxteis, foi fundada em fevereiro de 1923 chegando a ser uma das maiores e mais reconhecidas indústrias têxteis do Vale do Ave, empregando aproximadamente 1.500 pessoas.