Arco Têxteis um exemplo de reconversão urbana
Chegou a ser uma das mais reconhecidas indústrias têxteis do Vale do Ave, hoje o ex-unidade fabril está a ser objecto de um projecto de reconversão que contempla as vertentes de comercio, serviços e habitação.

CONSTRUIR
Casa da Arquitectura atribui 10 bolsas de doutoramento para estudo de acervos da instituição
Exponor recebe Empack e Logistics & Automation Porto a 9 e 10 de Abril
Pipeline de novos escritórios na grande Lisboa mais que triplica para 330.000 m2
JLL reforça aposta na área de Patrimónios Privados
A arquitectura nacional em destaque em Osaka
PERFISA: Inovação e Sustentabilidade na Tektónica
Porto Business School debate sinergia energética África – Europa
Grupo Preceram na Tektónica | 10 a 12 de abril 2025
Grupo Norfin anuncia construção de hotel da marca JW Marriott
CBRE representa 42% das colocações de flex offices no mercado em 2024
Nas antigas instalações da Arco Têxteis, em Santo Tirso, está a nascer o Arco Centro. A Rota Própria é a proprietária do empreendimento cujo principal objetivo é a reconversão urbana deste antigo espaço industrial numa nova centralidade para a cidade de Santo Tirso. São cerca de 100.000 m2 de área em reconversão para um projecto com valências essencialmente dedicadas ao comércio, serviços e habitação e 50.000 metros2 de área coberta. Actualmente, a Mercadona e a McDonald’s são dois dos inquilinos das instalações e ocupam cerca de 15.000 m2.
O Arco Centro tem uma localização privilegiada no coração da cidade de Santo Tirso, junto à Câmara Municipal, à Central de Transportes, do Tribunal, escolas e serviços de saúde, e na proximidade do rio Sanguinhedo, o que é propício para o desenvolvimento do comércio local e de novos negócios.
“O segmento do comércio está novamente a mostrar sinais positivos e esta comercialização é prova disso mesmo. É uma resposta às necessidades exigentes de mercado, num segmento que procura espaços de maior dimensão. Esta é uma excelente alternativa, junto à cidade do Porto, Guimarães, Famalicão e Braga para o comércio e, especialmente, para marcas em constante expansão”, justifica Carlos Récio, Director A&T Retail CBRE. A imobiliária foi instruída para a comercialização, em exclusividade, deste novo projecto.
A antiga Empresa Industrial de Santo Tirso, mais tarde ARCO Têxteis, foi fundada em fevereiro de 1923 chegando a ser uma das maiores e mais reconhecidas indústrias têxteis do Vale do Ave, empregando aproximadamente 1.500 pessoas.