CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
Mais de 500 empresas da região norte do país e da Galiza em processo de internacionalização foram apoiadas pelo ECICII PLUS (Estrutura Empresarial Conjunta para o Impulso e a Captação de Iniciativas de Internacionalização). Dirigido a PME dos sectores agroalimentar, canal contract e serviços intensivos em conhecimento, o projecto transfronteiriço ECICII PLUS visou fomentar o desenvolvimento de modelos de internacionalização multissetorial e a criação de uma oferta conjunta para a abordagem a mercados internacionais.
Promovido pela AEP – Associação Empresarial de Portugal em parceria com a Confederación de Empresarios de Pontevedra, Instituto Galego de Promoción Económica, Confederación Empresarial de Ourense, Associação Empresarial de Viana do Castelo e a Asociación de Empresas de Tecnología de Galicia, o projecto ECICII PLUS arrancou em julho de 2015.
As acções desenvolvidas junto das PME da Eurorregião abrangeram mercados com maior potencial de aquisição, entre os quais México e EUA, Colômbia, Angola e Moçambique, China, Índia, Singapura e Polónia.
O programa sessou em Novembro com um balanço positivo, que se traduziu na criação de uma plataforma de informação de mercados, na realização de 21 workshops sobre os primeiros passos para a internacionalização, 15 workshops sobre mercados prioritários, quatro eventos de posicionamento no exterior, 31 planos de Internacionalização, dez missões inversas; 289 agentes em mercados de destino contactados e na criação de 3 grupos /joint venture.
No total, o projecto analisou o potencial exportador de 97 empresas, apoiou 272 na área da internacionalização, 50 em financiamento para a internacionalização, 60 em ferramentas de marketing e comunicação e 30 sobre o posicionamento em mercados eletrónicos exteriores.
O ECICII PLUS foi cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Programa Interreg V-A Espanha-Portugal (POCTEP) 2014-2020.