Euronit reforça presença no equipamento da Saúde

Por a 2 de Dezembro de 2020

A resposta nacional à emergência provocada pelo Covid-19 está a acelerar os processos de expansão de muitas unidades hospitalares, incentivando a utilização de materiais e técnicas de construção mais rápidas e inovadores. As empresas de materiais de construção estão atentas às novas oportunidades de negócio, neste eixo de mercado.

A Euronit, uma marca de soluções de cobertura em fibrocimento do grupo Etex, é um exemplo disso. A empresa está a reforçar a sua presença no segmento de equipamentos de saúde, com a aplicação da solução Duripanel em seis unidades hospitalares. Entre obras de remodelação ou de expansão, na carteira de unidades hospitalares que adoptaram esta solução complementar da Euronit encontram-se hospitais em Vila Real, Chaves, Penafiel, Aveiro, Ovar e Portalegre.
“O Duripanel é um painel técnico de cimento-madeira que será aplicado no pavimento interior autoportante destes hospitais, cobrindo, no conjunto das seis unidades, uma superfície de cerca de 6.000 m²”, explica a empresa.

Constituindo-se como uma das soluções complementares da Euronit, os painéis técnicos Duripanel podem ser aplicados em pavimentos autoportantes, suportes de telhado, tectos ou aplicações industriais. “Trata-se de um painel de cimento-madeira de três camadas e de densidade média, amplamente utilizado na construção moderna, incluindo para estrutura de telhado à prova de fogo, revestimento interior e pavimentos técnicos”. Entre as suas vantagens destacam-se a sua fácil e rápida aplicação, a ausência de vibração e a elevada resistência em locais de grande utilização como é o caso dos hospitais. Destaca-se ainda o facto de este material integrar madeira proveniente de florestas auto-sustentáveis.

Os trabalhos de construção em todos os equipamentos de saúde estão a cargo da Normetal. Entre as obras já concluídas contam-se o Hospital de São Pedro, em Vila Real, o Hospital de Chaves e o Hospital Padre Américo, em Penafiel. Nos dois primeiros casos foi aplicado 1.000 m² de Duripanel (em cada um) e na última unidade a área de aplicação totalizou os 500 m².

Novas aplicações estão previstas para o Hospital Dr. José Maria Grande, em Portalegre, que deverá integrar 2.000 m² destes painéis no seu pavimento; bem como para o Hospital Infante D. Pedro, em Aveiro, e Hospital Dr. Francisco Zagalo, em Ovar. A unidade de Aveiro prevê a instalação de 300 m² de Duripanel e da Ovar de outros 200 m².

PUB

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *