Potencial do SEO nas empresas do sector imobiliário

Por a 27 de Novembro de 2020

Os benefícios de trabalhar com uma agência de SEO em real estate

O mercado imobiliário é altamente competitivo. Cada vez mais, muito para além de métodos de vendas diretos, como os que eram tradicionalmente empregues pelos operadores do setor – distribuição de panfletos, por exemplo – a internet é o campo de excelência para a angariação de clientes e para valorização do negócio.

Ter um bom site é, sem dúvida, um fator de distinção por si só – mas não chega.

É preciso que o cliente chegue lá. Partindo do pressuposto que é no campo digital que muito se joga no mercado imobiliário, temos que assumir que estar bem colocado nos resultados dos motores de busca (SERP) é fundamental para esse sucesso.

O trabalho de Search Engine Optimization (SEO) vai nesse sentido e tem como objetivo melhorar a posição de determinado website no ranking dos resultados do Google (por exemplo). Para tal, uma agência de marketing digital, focada em SEO, fará um trabalho de fundo à volta do website em questão.

Agência de SEO: o que faz?

Partindo da informação disponibilizada pela agência de marketing digital em Lisboa, Unik SEO,  fomos descobrir algumas técnicas utilizadas para desenvolver o seu trabalho neste campo. O trabalho de fundo do SEO desenvolve-se paralelamente em dois campos: On-Page e Off-Page.

SEO On-Page

O trabalho de SEO on-page, levado a cabo pela agência de marketing digital, analisa tudo aquilo que se deve fazer dentro da sua página para puder melhorar o seu ranking nos motores de busca. Nesta fase, serão vistos os conteúdos da página e a resposta técnica da mesma perante os robots do Google. São observados dados como as tags, o código fonte, keywords, otimização de urls, entre outros, bem como o cumprimento das guidelines dos motores de busca para um bom rankeamento.

SEO Off-Page

No SEO off-page, a agência de SEO debruça-se sobre tudo aquilo que pode ser feito noutros websites para influenciar essa mesma posição do ranking. Nessa fase são identificados os links – e respetiva relevância – dos sites que direcionam para a página que está a ser alvo de trabalho. Fundamental será, por exemplo, perceber qual é a autoridade dessas mesmas páginas.

Agência de marketing digital no setor imobiliário

A agência de marketing digital é decisiva para marcar vários pontos no mercado. Como?

– Construindo e reforçando a relevância online;

– Fazendo crescer a autoridade da marca;

– Segmentar da audiência;

– Melhorar a relação com o consumidor;

– Obter métricas e evidências sobre esse relacionamento;

– Mais leads qualificados = mais vendas.

Esses objetivos são, atualmente, conquistados com um misto de técnicas e processos de inbound marketing, onde podemos incluir o trabalho da agência de SEO com o contributo que reforce a vertente de marketing de conteúdo e redes sociais. Tudo isto complementa-se tendo em vista um objetivo: cativar o cliente sem o pressionar demasiado. Sobre Marketing de Conteúdo, Massimo Forte, especialista em imobiliário, refere que a “promoção da relação e o softselling são técnicas que já não são apenas tendências, hoje, aliadas à tecnologia podem tornar-se poderosas, essenciais e altamente positivas para o posicionamento da marca pessoal de qualquer.”

Agência de Marketing Digital especializada em SEO

Além de todo o trabalho técnico e de estratégia de conteúdos dentro e fora da página, há certas áreas que devem merecer uma preocupação redobrada no caso específico do marketing digital para imobiliárias. Áreas que podem desde já começar a ser desenvolvidas in-house, pela sua equipa digital, antes de recorrer aos préstimos de uma agência de marketing digital. Vejamos.

Deve apostar no SEO Local para promover o negócio na sua cidade, já que este tem uma componente de localização importante; ter conteúdos geradores de engagement; uma versão mobile do seu website (a partir de Março de 2021, o Google vai ser Mobile First); construir bons backlinks; gerir eficazmente as suas redes sociais; ter os seus anúncios colocados em portais imobiliários; fazer uma análise dos seus visitantes para os conhecer melhor. O digital está aí e veio para ficar. Use-o bem e fique à frente dos demais.

* conteúdo da exclusiva responsabilidade da Unik SEO

PUB

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *