Consórcio Etermar / Mota-Engil vence ampliação do Terminal XXI

Por a 26 de Novembro de 2020

O concurso público lançado pela PSA para a ampliação do Terminal XXI, no porto de Sines, foi ganho pelo consórcio Etermar / Mota-Engil. Em comunicado, o consórcio revela que a empreitada, no valor de cerca de 14 milhões de euros, tem um prazo de execução de 330 dias e compreende a construção de mais 204 metros de cais de modo a atingir um comprimento total de 1.150 metros até ao final de 2021.

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Trata-se da “primeira fase de expansão após o aditamento ao contrato de concessão celebrado entre a PSA e o Governo português em 2019”, refere o comunicado.

A empreitada prevê que o Terminal de Contentores “tenha na sua configuração final um cais com 1.750 metros, aumentando a capacidade de movimentação anual de carga de 2,3 para 4,1 milhões de TEU (unidade de medida de contentores)”, acrescenta.

Este investimento vai reforçar a capacidade do Terminal XXI, permitindo a escala de vários navios ‘megacarries’ (os maiores navios porta-contentores) em simultâneo e assim aumentar a sua oferta operacional.

Em Outubro de 2019, a Administração do Porto de Sines e a PSA Sines celebraram um aditamento ao contrato de concessão que permite a realização de novos investimentos referentes à expansão do cais do redimensionamento e modernização do terminal, projectando o aumento da capacidade de movimentação anual de 2,3 para 4,1 milhões de TEU (contentores de 20 pés).

Já em Fevereiro deste ano foi consignada a empreitada da terceira fase de ampliação do molhe leste do porto de Sines, num montante de cerca de 72 milhões de euros, com a extensão do molhe em 750 metros, para “reforçar a protecção da zona leste” onde se localiza o Terminal XXI.

Esta obra integra um projecto aprovado pelo Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020) e beneficiará de financiamento comunitário, através do Fundo de Coesão, em cerca de 25 milhões de euros.

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