Parque do Barrocal vence prémio internacional de arquitectura

Por a 24 de Novembro de 2020

O Parque Natural do Barrocal, em Castelo Branco, é o grande vencedor de um dos maiores prémios internacionais de arquitectura, o World Architecture News Awards – Wan Awards, na categoria “Paisagens Urbanas”.

O projecto albicastrense estava numa lista de oito finalistas vindos de todo o mundo, e competia com países como os Estados Unidos, México, Dinamarca ou Austrália.

Para José Augusto Alves, presidente da Câmara de Castelo Branco, “é um grande orgulho para Castelo Branco e para todos os albicastrenses o reconhecimento internacional do nosso Barrocal. Estamos a falar de um exemplo singular da harmonização entre a preservação da biodiversidade existente nas cidades e o seu usufruto por parte da população, características que lhe conferem distinção, mas também modernidade”.

A cerimónia de entrega de prémios decorreu entre os dias 18 e 19 de Novembro, em Inglaterra.

Também em Outubro, o Parque Natural do Barrocal venceu o Architecture Master Prize – uma das mais reputadas distinções do sector – na categoria de “Espaços Públicos”.

O Parque Natural do Barrocal abriu ao público no passado dia 7 de Novembro.  Trata-se de um espaço com “310 milhões de anos”, mas que agora, com a intervenção levada a cabo pela Câmara Municipal de Castelo Branco, ganha relevância no panorama nacional e internacional.

Está integrado nos territórios classificados do Geopark Naturtejo Mundial da UNESCO e da Reserva da Biosfera Transfronteiriça Tejo|Tajo Internacional. Tem 40 hectares, apresenta sete mirantes, diversas formações geológicas de interesse, passadiços, trilhos naturais, parque infantil, observatório de aves e muitas outras atracções naturais.

PUB

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *