Trienal desafia emergentes a pensar sobre “Landscapes of Care”

Por a 18 de Novembro de 2020

A  Trienal de Arquitectura de Lisboa anuncia a abertura de mais uma chamada de ideias e propostas da Future Architecture Platform (FAP) em torno do tema “Landscapes of Care” (Paisagens do Cuidar) no sentido de, em conjunto, continuar a pensar e a construir o futuro da arquitectura.
Nesta nova edição, o desafio é lançado a profissionais e investigadores emergentes (arquitectura, design, urbanismo, engenharia, arte e curadoria) a apresentar propostas multidisciplinares transformadoras. A ideia é explorar a dinâmica da solidariedade e da auto-organização colectiva, as redes de confiança que trabalham à escala da vizinhança, os espaços comuns transitórios e suas actividades. Este call pretende ainda desencadear diálogos em torno dos desafios de uma sociedade que enfrenta os mitos do crescimento sem fim, a glorificação das fronteiras e da identidade nacional, assim como as dificuldades rotuladas como austeridade do capitalismo.
As candidaturas podem ser feitas até 6 de Janeiro de 2021, individualmente ou em conjunto, e devem ser compostas por projectos finalizados ou propostas teóricas ou conceptuais que pensem inovações espaciais, sociais ou culturais. Serão privilegiados projectos que abordem a mudança sistémica (protótipos e sistemas), site specific ou que promovam novas interacções, ou seja, que sejam inter, trans e multidisciplinares e explorem novos processos de concepção e metodologias.
Os talentos emergentes seleccionados farão parte do circuito europeus de eventos organizados por museus, galerias, festivais e editoras que integram a FAP.
A Trienal irá seleccionar duas candidaturas para participar numa exposição de arquitectura que fará parte do Programa Europeu de Arquitectura 2021.
O primeiro momento em que o total das 25 candidaturas mais votadas são convidadas a apresentar a sua ideia acontece em Fevereiro, na conferência Creative Exchange. Tendo em conta as actuais restrições à mobilidade, nesta edição o momento de encontro online terá lugar na Common Room da plataforma virtual Future Architecture Rooms, e não na cidade de Liubliana, como habitualmente. O custo de preparação e entrega dos conteúdos vídeo das candidaturas seleccionadas é assegurado pela Future Architecture Platform, assim como os custos de produção, viagem (dentro da Europa) e alojamento para a participação nos eventos públicos do Programa Europeu de Arquitectura 2021.
PUB

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *