Portugal é uma smart nation

Por a 17 de Novembro de 2020

Smart City Live, o evento digital spin-off da feira de Barcelona Smart City Expo World Congress, já arrancou e Portugal tem sessão marcada para se apresentar como uma smart nation. Este ano, a pandemia obrigou a organização do encontro a reinventar-se e o resultado é uma versão on-line de dois dias daquele que é o principal evento sobre cidades inteligentes da Europa.

A presença portuguesa no certame acontece através de um evento paralelo, a ter lugar no dia 18 de Novembro, organizado pela AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, e na qual Portugal se apresenta como smart nation. O encontro tem como objectivo demonstrar como o país tem aproveitado a investigação e a inovação existentes para disseminar soluções para cidades inteligentes e sustentáveis a nível mundial, apresentando aquilo que têm sido os factores de mudança no ecossistema smart nacional.

O evento Smart City Live, reúne alguns dos principais especialistas internacionais em assuntos urbanos e smart cities, assim como o testemunho de representantes de cidades de todo o mundo, que se juntam para reflectir sobre os temas actuais mais desafiantes para as cidades. Em destaque, e como não poderia deixar de ser, vai estar a adaptação do ecossistema urbano ao contexto pandémico provocado pela Covid-19.

Parag Khanna, autor, consultor em estratégia global e fundador da consultora estratégica FutureMap, Saskia Sassen, socióloga e autora de, entre outros, The Global City, docente na Universidade de Columbia, Carlo Ratti, especialista internacional em smart cities, director do Senseable City Lab do MIT e actualmente co–chair do World Economic Forum Global Council on the Future of Cities and Urbanization, e Sameh Wahba, director mundial da divisão Urban, Disaster Risk Management, Resilience and Land Global Practice do Banco Mundial, são alguns dos nomes que compõem o programa de amanhã.

Recorde-se que 2020 marcaria a décima edição do SCEWC, uma das mais importantes feiras internacionais dedicadas às cidades inteligentes. Com a pandemia de Covid-19, o evento presencial é, assim, substituído, estando já agendado o regresso do SCEWC ao pavilhão da Fira Barcelona em 2021, entre os dias 16 e 18 de Novembro.

PUB

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *